Orientação vocacional: aliada na escolha da carreira


joanna oliveira
Psicóloga Joanna Oliveira   Foto: divulgação

A prática profissional pode ser considerada como uma das atividades de maior importância na vida de um indivíduo jovem, sendo que é na adolescência a fase na qual surgem os interesses profissionais e se intensificam as dúvidas a respeito do futuro.

Nesse processo de escolha profissional, questões como identificação, aptidões, situações  familiares e perspectivas para o futuro são  importantes elementos de investigação. Sob essa perspectiva, a Psicologia oferece seus instrumentos, visando proporcionar reflexão e autoconhecimento por meio da Orientação Profissional (OP).

O conceito orientação profissional, na perspectiva psicológica significa a ajuda prestada a uma pessoa com vistas à solução de problemas relativos à escolha de uma profissão. Assim, o objetivo da OP seria  levar o sujeito a se conhecer, no sentido de possibilitar uma escolha mais   lucidas  e de acordo com as  suas habilidades .

De certo que para um conjunto de habilidades que um indivíduo possui, existe um conjunto de opções profissionais em que ele poderia se dar muito bem e por isso a importância de se considerar os valores, aspirações, nível socioeconômico e estilo de vida que o indivíduo deseja ter.

Por fim, os interesses não determinam necessariamente a escolha de uma carreira, uma vez que outros fatores como os sociais, físicos, educativos e financeiros podem interferir nesse processo. Os pais também têm um papel importante para essa escolha. É fundamental que eles compartilhem suas experiências com a profissão, como foi a sua entrada no mercado de trabalho, as habilidades que identificam em seus filhos, mas sem impor a sua vontade.

orientação

O que podemos extrair disso tudo é que a orientação profissional é todo o processo de orientação para as tomadas de decisões, que abrange desde estudos sobre mercado de trabalho e oportunidades de emprego, até uma orientação individual sobre interesses de carreira.

Para ajudar   os jovens indecisos  no momento de escolher a profissão, surgem os testes vocacionais. Os referidos testes,  consistem em questionário cujo objetivo é medir características psicológicas dos indivíduos, interesses e aptidões, delimitando a área de atuação mais favorável ao seu perfil.

Além de considerar questões racionais, o teste vocacional leva em conta aquilo que o individuo  gosta de fazer, o tipo de atividade que trará realização pessoal e profissional. Por isso, ele é tão importante. Vocação é uma palavra latina que significa chamar para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo.

Os testes vocacionais on lines  são ótimas ferramentas para auxiliar na escolha da sua carreira, mas se você busca uma análise mais profunda do seu perfil profissional, é interessante pensar em fazer um teste vocacional pessoalmente com um psicólogo. Esse profissional vai de fato analisar seu perfil, suas preferências e te sugerir opções com maior precisão, além de te aconselhar na escolha da carreira

E necessário ressaltar que também que o teste vocacional não é exato, mas sim um indicativo, uma sugestão, baseada nas respostas que o individuo dá a perguntas pré-selecionadas. O teste pode ajudar a descobrir qual área tem a ver com os seus interesses, pois vai associar os seus gostos aos cursos e profissões. Porém, não se deve  encarar como um veredito definitivo sobre o seu futuro, é apenas uma orientação.

Joanna Oliveira é formada em Psicologia e Pós- Graduada em Psicopedagogia. Contato: [email protected]