Skip links

Atletas tiveram laptops furtados em Vila Olímpica

A abertura oficial da Vila dos Atletas é apenas neste domingo, quando as primeiras das mais de 200 delegações participantes dos Jogos chegarão. Mas os problemas já começaram. Entre eles, o furto de equipamentos.

Apesar de todos os cuidados, a Rio-2016 registrou o roubo de três laptops no local. As máquinas pertenciam ao próprio comitê organizador dos Jogos Olímpicos.

Além disso, segundo o site “Globoesporte.com”, itens diversos foram roubados dos apartamentos. São objetos dos mais variados, como lâmpadas, espelhos e até tampas de vasos sanitários.

Lenovo-Y50

Os furtos aconteceram apesar do forte esquema de segurança que já está em vigor. Já na entrada da Vila Olímpica é possível notar que a preocupação é alta: agentes do Exército fazem a proteção do local, que tem 3.600 apartamentos, além de áreas comuns de recreação.

Para entrar na Vila não é fácil. É preciso passar por um detector de metais para ter o acesso autorizado. Além disso, as bagagens são submetidas a aparelhos de raios-X similares aos de aeroportos.

Para controlar a entrada e a saída de qualquer tipo de equipamento — seja uma ferramenta ou um aparelho eletrônico —, é exigido dos frequentadores que preencham um termo de posse. Nele, é necessário assinalar todos os detalhes do objeto, como o nome do fabricante e o número de série. O documento ainda precisa ter a assinatura do responsável pelo setor.

Mesmo assim, o aparato não foi suficiente para evitar a ação de ladrões…