Skip links

Barman, barmaid, barista e bartender

Barman ou barmaid (mulher) é formado no curso de coquetelaria e seguem o perfil da escola europeia. Esse profissional tem curso de coquetelaria (contemporânea e clássica), seguindo como base os coquetéis registrados pela IBA (associação internacional de bartenders) e domina com perfeição a arte de elaborar bons coquetéis. Normalmente são encontrados em hotéis, restaurantes, navios e bares renomados e são facilmente identificados pela vestimenta clássica (terno e gravata), além é claro de seu atendimento diferenciado, buscando conhecer melhor o paladar de seu cliente para oferecer o melhor coquetel da casa. E para se tornar um bom Barman, o profissional além de cursos, tem que estar sempre atualizado sobre o que está acontecendo no mundo, (esportes, política, atualidades e etc..) já que uma de suas funções é ouvir e manter um bom nível de conversa com seus clientes.

Já os bartenders estãos dividido em duas categorias: atendentes – são jovens, trabalham em festas, baladas e eventos em geral. Esse profissional segue o perfil da escola americana, normalmente é jovem de perfil universitário e trabalha com festas, eventos, bares e casas noturnas. Esse profissional, até pela idade e perfil de festas que trabalha, tem um estilo um pouco mais descontraído e proporciona para o seu cliente um atendimento ágil e sem grande complexidade, já que trabalha com coquetéis mais fáceis ou doses. Os drinks não são muito elaborados, porém, isso facilita na agilidade de servir o público, uma ótima opção para lugares cheios e bebidas pré-definidas.

Bartender Free Style ou Performático – também são jovens como os atendentes. Esse profissional além das características mencionadas acima tem como grande diferencial o Entretenimento, ou seja, esse profissional elabora os coquetéis e drinks mais elaborados, fazendo o Work Flair ou Flair (malabares com garrafas e utensílios de bar) divertindo seus clientes e apresentando um novo conceito de se preparar coquetéis, além é claro de mágicas de balcão, apresentações de Pirofagia (arte com fogo) e Flag (Arte com tecidos). Ao contrário do barman, os bartenders se vestem de uma forma mais descontraída e informal.

Barista – o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais). Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros. Deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros métodos de preparo.