Bloco de oficinas e sarau poético é destaque na programação da FCP


Amanhã, 23, a Diretoria de Leitura e Informação (DLI) da Fundação Cultural do Pará (FCP) oferece uma nova edição do projeto literário “A Noite é uma Palavra”, dedicado ao incentivo da leitura e criação literária com a poesia como foco. O encontro ocorre no Teatro Waldemar Henrique, a partir das 19h, com entrada franca. Os poetas convidados são Catalina Murchio, Arodinei Gaia, Cleópatra Melo, Francisco Mendes, Samuel Costa – com acompanhamento musical de Príamo Brandão.

Já ao final do mês, quem recebe programação é Ananindeua, com ações de capacitação destinada a bibliotecários e demais profissionais das bibliotecas e espaços de leitura do município, ofertadas gratuitamente pela FCP, instituição responsável pela Biblioteca Pública Arthur Vianna, popularmente conhecida como Centur. Ao todo são cinco oficinas, realizadas no período de 29 de fevereiro a 04 de março, na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (Semed).

 

Sarau poético
Sarau poético será amanha

 

O bloco de oficinas inclui “Gestão e Tecnologia de Informação em Bibliotecas Públicas”, apresentando aos profissionais o software livre Biblivre. Através dele é possível proporcionar a inclusão digital, considerando-se que um grande número de bibliotecas públicas ainda não está informatizado por questões técnicas e financeiras, e esta é uma ferramenta gratuita. O Biblivre enfatiza as rotinas dos principais procedimentos realizados em bibliotecas, como busca, circulação, catalogação, aquisição e manutenção.

Outra oficina muito importante é a de “Restauro do Acervo Bibliográfico”, que já costuma ser ofertada pela Biblioteca Arthur Vianna, mas durante o projeto itinerante ganha força ao voltar-se especificamente para os profissionais dessa área. Assim como a oficina de “Elaboração de Projetos Culturais e Sociais”, para que espaços destinados à leitura se tornem “bibliotecas vivas”, atraentes ao público.

Dentro desse processo de dinamizar as bibliotecas e espaços de leitura, são ofertadas também as oficinas de “Mediação de Leitura e Dinamização Cultural de Bibliotecas” e “Contação de Histórias”, sendo esta última, uma importante ferramenta para o incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil. Sempre realizando este tipo de atividades dentro e fora de Belém (PA), a FCP ainda deve passar por outras cidades ao longo do mês de março e abril. A próxima a receber o bloco de oficinas é Abaetetuba.

Serviço:

Bloco de Oficinas DLI| 29/02 a 04/03| Semed Ananindeua| Informações: (91) 3202-4332.

Sarau A Noite é uma Palavra| TERÇA (24), 19h| Teatro Waldemar Henrique| Aberto ao Público.