Conheça a Caravana de Economia Solidária


O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) – Território Portal do Sertão, no município de Serrinha, lançou, na última quinta-feira (09), a I Caravana de Economia Solidária da região.

A ação consiste em comercializar, por meio de feiras, os produtos dos empreendimentos solidários apoiados pelo Cesol, além de promover oficinas e palestras ligadas ao tema.

 “Vamos percorrer todos os municípios da região onde o Centro Público atua. É a possibilidade de levar os produtos em cada uma dessas 29 cidades e consolidar a economia solidária nesses locais”, afirmou o coordenador Cesol, Osvaldo Júnior.

CesoldeSerrinha_090317_CreditoMarceloReis_02
Cesol de Serrinha Fotos: Marcelo Reis

 O artesanato da Associação Mãos que Criam de Feira de Santana levou seu produto à primeira edição da Caravana. “É mais uma oportunidade de comercializar a nossa produção”, comemora Luzine Oliveira, uma das 22 mulheres que compõem o grupo.

 Apoiada há quase dois anos pelo Cesol de Serrinha, a associação Mãos que Criam está em processo final de formalização. “Depois do apoio do Centro Público, fortalecemos a associação, trazendo mais artesãs para o nosso grupo e buscando a melhora no acabamento dos nossos produtos”, explicou Luzine.

 Presente no evento, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, reforçou a prioridade que o Governo do Estado tem dado ao segmento. “A economia solidária é uma alternativa concreta de geração de trabalho e renda, principalmente, para as mulheres, e tem sido fortalecida pelo governo, com investimentos como os Centros Públicos”, destacou.

 Também estiveram presentes: o secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Antonio Correia de Almeida; a superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Gerta Schultz Fahel, o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Milton Barbosa; e lideranças locais.

CesoldeSerrinha_090317_CreditoMarceloReis_06

 Cesol

Sob responsabilidade da Organização Social Central da Cidadania, o Cesol Portal do Sertão, funciona na estrutura do Armazém da Agricultura Familiar, às margens da BR 116, na entrada de Serrinha.

 No total, são 11 centros públicos em funcionamento, distribuídos por toda a Bahia. Neles, os empreendimentos solidários recebem assistência técnica, contábil e jurídica, além de contarem com o Espaço Solidário para comercialização dos seus produtos.