Corpo celeste chama a atenção dos baianos


Um clarão misterioso foi visto por dezenas de moradores de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, na noite desta terça-feira (20). Assustadas, algumas pessoas usaram as redes sociais para relatar a experiência. Mas a situação também gerou memes, que circularam pelas redes sociais ontem à noite. Blogs de cidades do interior da Bahia, como Ubaíra, também relatam que moradores avistaram um clarão no céu.

O fenômeno também pode ser visto pelos moradores de cidades do sul baiano. O presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapé, Sandro Lyra, foi um dos que presenciaram o ocorrido. “Foi até um pouco assustador… Uma bola vermelha com uma espécie de calda…”, lembra o professor.

Em entrevista ao portal G1, o astrônomo Fernando Munaretto diz ter visto o fenômeno no bairro do Costa Azul, na capital baiana, e acredita que pode ter sido causado por um meteoro. “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado por uma entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem, o final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado”, relata.

Munaretto afirma que o que ocorreu foi provavelmente um corpo que entrou na atmosfera em velocidade e se queimou no ar. “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão. Eu vi o clarão sobre o mar. Provavelmente é um meteoro. Agora, causado a gente não sabe pelo que. Mas deve ser de um corpo proveniente do espaço”.

O astrônomo alerta que os moradores não devem temer o fenômeno. “A chance de cair um corpo na terra com proporções catastróficas é pequena”, avalia.