Skip links

Cultura pop japonesa no Brasil

Foto: divulgação
Ultraman  Foto: divulgação

Apesar das dificuldades, os imigrantes japoneses se adaptaram perfeitamente ao nosso país. Na opinião do Cônsul do Japão no Recife, Yasuhiro Mitsui, o Japão e o Brasil têm características bastante diferentes. Mas, mesmo assim, os dois países combinam muito bem e, os descendentes dos japoneses, que já tem muitas características brasileiras, contribuem para fortalecer ainda mais está boa relação. “Eram muitos os problemas a enfrentar, tais como o idioma, cultura, diferenças nas condições de trabalho com o que foi assinado no contrato de trabalho etc. Entretanto, apesar de todos os obstáculos, eles sempre se esforçaram para superar e conseguir resolver as demandas da melhor forma possível, sem se abater ou desistir”, afirma Mitsui.

consul do Japao
Consul do Japão Yasuhiro Mitsui Foto: divulgação

O cônsul esclarece que, além dos serviços consulares, tais como emissão de visto, passaporte para japoneses etc., o consulado do Japão no Recife também realiza e apoia eventos culturais japoneses, oferece bolsas de estudo pelo MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia) do Governo do Japão, entre outros serviços. (http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/recife.html)

Muito da “Terra do Sol Nascente” já faz parte do nosso cotidiano. Um bom exemplo são os seriados e desenhos nipônicos, que fazem um imenso sucesso também aqui no Brasil. O blogueiro Alexandre Nagado é um dos que comprovam esse êxito. Neto de japoneses, Nagado conta que possui uma criação cristã, mas também teve acesso as filosofias orientais. “Meu avô que ajudou a me criar me passou muitos valores que trouxe do Japão, especificamente da região de Okinawa. Acho que tenho uma mistura de culturas que convivem bem em minha cabeça”, garante Nagado.

eu (1)
Alexandre Nagado Foto: divulgação

O blogueiro não esconde que aprecia a música japonesa, além das séries de efeitos especiais (tokusatsu), animes e os mangás. “Os personagens japoneses são emotivos, perseverantes nunca desistem de lutar pelos seus objetivos. Outro segredo para o sucesso são as técnicas narrativas que são muito avançadas”, avalia o especialista.Clique aqui e saiba mais sobre a influência japonesa no Brasil