Skip links

Dia dos Namorados: o amor esta no ar

Junho chegou e com ele o Dia dos Namorados. Nos Estados Unidos a comemoração ocorre em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim (Valentine’s Day). Aqui no Brasil, a celebração ocorre no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio. Muitos afirmam que o Dia dos Namorados é puramente comercial. Felizmente, ainda há os que aproveitam a oportunidade para celebrar o amor com suas caras metades.

Wolney Rodrigues é uma dessas pessoas. “O Dia dos Namorados é especial por ser uma chance de comemorar o momento que minha esposa Cristina e eu selamos o nosso amor”, comemora.

Wolney Rodrigues, Cristina Côbo e Davi Luís: união selada Foto: arquivo pessoal
Wolney Rodrigues, Cristina Côbo e Davi Luís: união selada Foto: arquivo pessoal

A estudante Dáleth Silva também da muito valor à data. “Este dia representa o amor, a união do casal, sendo especial para nós por sabermos que temos alguém para podermos compartilhar esse momento maravilhoso”, define.

Infelizmente, há aqueles que não guardam boas recordações da celebração. A auxiliar de tesouraria L. T. de São Paulo confessa que desenvolveu uma certa fobia pelo Dia dos Namorados. “Já levei três foras de ex-namorados nessa data… foi traumático”, lamenta.

Dáleth e Magno planejam uma comemoração especial. Foto: arquivo pessoal
Dáleth e Magno: dia especial. Foto: arquivo pessoal

A psicóloga Rejane Barbosa Henrique da Silva alerta que é importante ter consciência do valor que nos damos, por isso é necessário que a pessoa esteja bem consigo mesma e não buscar nos outros algo que precisa ter em si mesma. “Para um relacionamento funcionar é vital que ambos estejam bem e não busquem isso no parceiro (a)”, ensina a especialista.

Para os que possuem algum trauma afetivo, a saída é buscar auxilio profissional. “Primeiro a pessoa tem que se curar e só depois ir atras de uma nova relação amorosa, pois a nossa felicidade deve partir de nós e não do outro”, ensina.

Rejane
Rejane Barbosa Foto: arquivo pessoal

Dicas para manter um relacionamento de forma saudável (Por Rejane Barbosa)

  • A pessoa deve estar bem consigo mesma e manter esse sentimento;
  • Estar satisfeito com o que possui;
  • Respeitar o espaço do outro, as diferenças e os defeitos;
  • Precisamos nos amar acima de tudo, pois quando nos amamos somos mais seguros e mantemos nossa estima elevada e:
  • Valorizar também o parceiro ou parceira e não só nesse dia.