Duas profissões que lidam com gente muito alegre


_DSC0005Eles são presença certas nas melhores festas e baladas do mundo. Suas armas são a criatividade e a coqueteleira. Estamos falando do barman e do bartender. A diferença entre esses profissionais pode até parecer sutil, mas existe. Saiba como identificar. Para saber quais são clique aqui! Junyor Mangia é barman há 15 anos e tem um amor declarado pelo que faz. “Gosto do meu trabalho e não me vejo atuando em outra profissão”, garante. Segundo ele, o que mais o atrai na carreira é a possibilidade de ajudar a promover a alegria entre as pessoas. “Num mundo tão cheio de problemas, poder prestar um bom serviço e ver os outros se divertindo, deixando para trás suas tristezas é mesmo reconfortante”, revela.

mangia
Junyor Mangia, barman Foto: divulgação

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bartenders (ABB), Paulo Avelino Jacovos, o profissional Bartender por ter alta qualificação e está sempre presente nos melhores bares, restaurantes, hotéis, navios e discoteques do Brasil tem sofrido um pouco menos com o momento vivido politicamente e econômico tendo sempre oportunidades de trabalhado quando qualificado. “Mas, como todas as categorias também temos altos e baixos nestes momentos de instabilidade que o país atravessa nos últimos cinco anos”, avalia Jacovos.

Segundo Jacovos, nos últimos anos a categoria enfrenta a concorrência de pessoas sem qualificação profissional e que muitas vezes trabalham por valores muito menores que um profissional com Formação no Curso Internacional de Bartenders da ABB e IBA Internacional Bartenders Association.

_DSC0008
Paulo Avelino Jacovos Presidente da ABB Foto: divulgação

Fundada em 1970, a Associação Brasileira de Bartenders (ABB) é uma entidade cuja a principal missão é a formação de bartenders que trabalham em todo o Brasil. Além de organizar eventos e campeonatos de coquetelaria. “Nossa maior luta é tornar a nossa arte reconhecida pelo Brasil e a nossa função Bartender em profissão reconhecida pelo MT”, avalia Jacovos.

Mas, o que é necessário para ser um bartender ou barman? Mangia é direto. “Ser desinibido e gostar de gente”, garante. Jacovos acrescenta paciência à lista. “É uma profissão que exige muitas horas em pé e muita paciência, pois o cliente do bar nem sempre está em sua melhor consciência depois de alguns drinques”, ressalta.  O presidente da ABB ressalta que a missão principal do Bartender é nunca oferecer uma bebida sem um sorriso e sempre entreter o cliente e nunca o embriagar! Transformamos clientes em amigos e não somente amigos em clientes!