Skip links

Entrevista no Documentário é destaque na Casa das Artes

No mês de abril, encerrando o “Modulo I – Documentário Contemporâneo”, o Núcleo de Produção Digital do Pará (NPD) oferece a oficina“A Entrevista no Cinema Documentário: Olhar, Técnica e Circunstâncias”.  Ministrada por Felipe Cortez, jornalista e produtor audiovisual, e por André Mardock, repórter cinematográfico; ambos profissionais da TV Cultura do Pará, a oficina aborda aspectos práticos e teóricos de um dos principais recursos do cinema documentário: a entrevista.

A oficina ocorre ao longo desta semana – dias 4, 6, 8 e 11 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 18h –, na Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará. Por meia dela serão abordados os três pilares fundamentais para a entrevista em documentários: a técnica, como a relação e os procedimentos mais objetivos do documentário; o olhar, como a questão subjetiva, que é a sensibilidade, a experiência pessoal, a vivencia; e a circunstância, como condição de tempo, lugar ou modo que acompanha um fato.

_MG_0564
A entrevista no cinema documentário

 

A oficina possui um caráter mais prático do que teórico, buscando resgatar experiências do fazer profissional dos instrutores. “Foi um excelente convite do Felipe Pamplona (coordenador do NPD-Pará). Acho que ele está dando a oportunidade da gente dividir, trocar com as pessoas o que temos na nossa rotina, enquanto trabalhadores da comunicação”, afirma André Mardock. Os instrutores propõem ainda levar os alunos para conhecer um pouco da realidade de produção da TV Cultura.

“Não vai ser só a gente ensinando, vai ser a gente tentando trocar com eles, tentando buscar a experiência prévia deles com o audiovisual”, comenta Felipe Cortez. O objetivo é chegar a produto audiovisual que reúna tudo o que foi aprendido ao longo da oficina. Além disso, “esse tipo de oficina é tanto para sensibilizar, falar sobre técnica, mas para falar sobre linguagem, mostrar o documentário como um dos campos mais férteis da experimentação que existem no audiovisual”, destaca Felipe Pamplona.

Oficina “A Entrevista no Cinema Documentário

Quando: Dias 4, 6, 8 e 11 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 18h;

Onde: Casa das Artes (ao lado da Basílica de Nazaré).

Inscrições: Encerradas.

Informações: (91) 4006-2924/4006-2904