Skip links

Evento on line comemora Dia do Super-Herói Brasileiro

O dia 24 de outubro será marcado no calendário brasileiro como um dia de vitórias e homenagens para o setor de histórias em quadrinhos brasileiras. Por iniciativa do ator e quadrinhista Elyan Lopes, em conjunto com um grupo de autores nacionais, foi criado o Dia do Super-Herói Brasileiro. A data foi escolhida por marcar a estreia do seriado As Aventuras do Capitão 7, exibido pela TV Record de 1954 a 1966.

Primeiro super-herói brasileiro, o Capitão 7 foi uma criação de Rubens Biáfora e adquirido os direitos pelo ator mineiro Ayres Campos, que também foi seu intérprete na TV. Embora com os poucos recursos da época, o seriado foi um grande sucesso e migrou para os quadrinhos em 1959, publicado pela Editora Continental/Outubro. Ao mesmo tempo em que homenageia o pioneiro super-herói, a data pretende chamar a atenção para o gênero, que, embora seja muito rico e diverso, encontra pouco reconhecimento pelo público e mídia especializada.

Visando aumentar a exposição desses personagens, a data será celebrada com um evento on line no dia 13 de dezembro de 2020, à partir das 10h, no canal Elyan Meu Heroi no YouTube (http://youtube.com/elyanmeuheroi). “Este ano, excepcionalmente, estamos comemorando em dezembro, mas a partir de 2021, o evento será na data correta”, comenta Lopes. Estão previstas muitas atrações como lançamentos, discussões, homenagens e a entrega do Troféu Dia do Super-Herói Brasileiro aos destaques 2020, lançamento do ano e do Super-Herói BR do Ano.

Primeiro Super Heroi Brasileiro

Esta escolha se deu via votação on line nas plataformas digitais criadas por Lopes e contou com a participação de todos os seguidores. “O Capitão 7 também foi o escolhido para ser a figura do nosso troféu por seu pioneirismo”, explica o quadrinhista. “É uma forma de homenagear o autor deste que foi o primeiro super-herói genuinamente brasileiro e que acabou esquecido pela mídia”, comenta.

Mas não pense que as super-heroínas foram deixadas de lado! O autor Emir Ribeiro será homenageado por sua criação mais icônica, a heroína Velta. Outro que também receberá uma homenagem é Lancelott Martins, criador do personagem Catalogador dentre outros e responsável pelo site HQ Quadrinhos (http://hqquadrinhos.blogspot.com), que divulga publicações de super-heróis BR.

Para que o evento aconteça, o grupo busca a colaboração de patrocinadores. “Nossa ideia inicial era fazer um evento físico, mas por conta da pandemia de Covid-19, isso se tornou inviável neste primeiro momento. Mesmo sendo on line, temos alguns custos a cobrir, como a confecção do troféu, por exemplo, e precisamos da ajuda de todos que se interessem em valorizar e incentivar a produção nacional e seus respectivos artistas”, explica Lopes.

Para isso, está sendo criada uma campanha no Catarse a fim de arrecadar fundos que cubram essas despesas. O financiamento coletivo é aberto a todos os interessados, mas as empresas que desejarem patrocinar o evento terão seus nomes e logomarcas associados ao material promocional. Os interessados podem acessar o link www.catarse.me/diadosuperheroibr e colaborar com as cotas disponíveis.

Mais informações: www.diadosuperheroibrasileiro.com.br