Skip links

Gestores municipais de Assistência Social se reúnem em Porto Seguro

Com o tema “Plano decenal – concretizando o pacto federativo”, será aberto, no dia 24 deste mês, no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, na cidade de Porto Seguro, o VII Encontro Baiano de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento, que vai até o dia 26, é promovido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), em parceria com o município anfitrião, a Universidade Federal do Sul da Bahia, a secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O objetivo do encontro, segundo o secretário de Justiça Social do estado, Geraldo Reis, é promover um espaço de amplo debate e troca de informações, “suscitando nos gestores e técnicos a capitalização de conhecimentos sobre a Política Nacional de Assistência Social, de forma a contribuir para a renovação da política e para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social na Bahia”, explica.
Programação – No primeiro dia do evento (24), das 9h às 17h, será feito o credenciamento dos gestores e técnicos participantes. Às 13h, está programada reunião do Coegemas. Às 14h, acontece a reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). No final da tarde (18h), após a apresentação cultural, o evento será aberto oficialmente, com a participação do secretário de Justiça Social, Geraldo Reis, da superintendente de Assistência Social, Mara Moraes, do presidente do Coegemas, Jailton Fernandes, e demais autoridades presentes.
No dia 25, o encontro apresenta o painel temático sobre o Fortalecimento do Pacto Federativo pela Consolidação do SUAS: apresentando os Compromissos da União, Estado e Municípios, que será exposto por técnicos do MDS, da Secretaria de Justiça e do Coegemas-Ba. Ainda na parte da manhã, os conselhos estadual e municipal de Assistência Social, o Coegemas e instituições de ensino superior debates o tema A Democratização da Gestão da Política de Assistência Social.
Oficinas – Durante o encontro, oito oficinas serão ministradas, entre elas, A integração do orçamento com o planejamento, Marco regulatório, Regionalização, Passo a passo para o preenchimento do Plano de Ação do Estado, A integração entre serviços e benefícios socioassistenciais e Aprimorando a gestão do SUAS no meu município, que serão realizadas pelos técnicos da Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça Social e do MDS.
Para a superintendente Mara Moraes, “essa união de esforços visa à qualificação da oferta de serviços socioassistenciais e à ampliação do apoio aos gestores e gestoras, trabalhadores da assistência social, na importante tarefa de promover a dignidade humana e a justiça social”.
Coegemas
Fonte: Rita Tavares