Skip links

Ilhéus: mutirão do Dezembro Laranja será no próximo sábado

Pelo quinto ano consecutivo a Clínica AMO, em Ilhéus, será um dos postos que receberá o mutirão do Dezembro Laranja – iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que tem como objetivo alertar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, o mais comum no país.

Esta é uma ação nacional, que acontece com médicos dermatologistas voluntários que realizam atendimento gratuito em busca de lesões suspeitas de câncer de pele, assim como prestam esclarecimentos sobre as medidas preventivas. Este ano serão 132 postos de atendimento em diversos estados do Brasil.

Em Ilhéus, serão realizados 100 atendimentos gratuitos e as fichas serão distribuídas por ordem de chegada. A clínica AMO, na Avenida Soares Lopes, 1266, posto do mutirão na cidade, funcionará das 8h às 13h. De acordo com a dermatologista Thaís Saback, coordenadora local da campanha, “quando iniciamos a campanha, em 2014, foram pouco mais de 30 atendimentos. Ao longo dos anos, o evento cresceu, a população aderiu, a conscientização sobre o câncer de pele e o entendimento das atitudes preventivas mudou visivelmente”.

Dicas de prevenção – evitar a exposição solar entre as 10h e 16h, usar chapéus de abas largas, óculos escuros e roupas com filtro UV, preferir locais com sombra, usar o filtro solar em quantidade adequada, FPS 30 no mínimo e reaplicar a cada 2h, são medidas que evitam as queimaduras solares e reduzem o risco do câncer de pele. “Se exponha, mas não se queime”, é o tema da campanha Dezembro Laranja.