Skip links

Ilhéus: pessoas em situação de rua ganham abrigo

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) traz para o município o Abrigo Institucional, com capacidade para 50 leitos. A instituição faz parte dos serviços que integram a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Em suas atividades, irá promover condições de estadia, convívio, endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentar.

O primeiro usuário do serviço foi levado ao abrigo através de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social. Conhecido como “Índio”, o homem vivia nas ruas do centro de Ilhéus e foi conduzido à instituição para utilizar dos serviços de acolhimento, alimentação e tratamento psicossocial. Após o primeiro atendimento, a equipe da SDS conduziu o rapaz à unidade de tratamento na cidade de Vitória da Conquista, para que possa participar de tratamento terapêutico adequado.

De acordo com o secretário da pasta, Jamil Ocké, “este abrigo, em parceria com o Centro Pop, vem ajudar a diminuir os casos de pessoas que estão em situação de rua”. O órgão, localizado à Rua Vereador João Batista de Souza, nº 178, bairro Conquista, foi concretizado após a realização de um diagnóstico social onde foi detectado número expressivo de pessoas que se encontram em vulnerabilidade e risco social e que utilizam as ruas como espaço de sobrevivência.

Abrigo – É caracterizado Abrigo Institucional a unidade que oferece acolhimento provisório, inserida na comunidade, com características residenciais e que proporcione ambiente acolhedor e respeite as condições de dignidade dos seus usuários. Deve ofertar atendimento individualizado e especializado, com vistas a conhecer a história da pessoa que esta sendo atendida.