Skip links

Ilhéus: Projeto Estação Rio do Braço está a pleno vapor

Praça Junina da Estação Rio do Braço atraiu grande público em sua primeira edição. Foto Secom Ilhéus (6)A Praça Junina Rio do Braço estreou com sucesso na zona rural de Ilhéus, no último fim de semana. O evento, nos dias 11 e 12 de junho, marcou a estreia do Projeto Estação Rio do Braço, idealizado pelo agricultor Lucas Kruschewsky, que decidiu lutar pela recuperação histórica, arquitetônica e cultural do distrito de Rio do Braço, que já serviu de cenário para a novela Renascer, da Rede Globo.

A realização da Praça Junina simboliza como a arrancada desse projeto que está chamando a atenção de muita gente, pelo seu ineditismo e pela coragem do agricultor que é herdeiro e responsável por uma parte das fazendas de cacau da família. No último fim de semana, a Estação da antiga estrada de ferro de Ilhéus, agora totalmente recuperada, foi palco de apresentações artísticas, grupos de forró, como Trio Iracema, Forró Xote Atrivido e os violeiros Adolfo Neto e Kalin Sá, além de muita dança e alegria. No local, também está funcionando um restaurante baseado na gastronomia local.

Famílias de várias partes da região compareceram à praça junina curiosas com a ideia de revitalização daquele sítio histórico, que teve grande importância econômica nas primeiras décadas do século passado. O prefeito de Ilhéus em exercício, Carlos Machado (Cacá), prestigiou a estreia da praça junina e disse que a iniciativa de Lucas Kruschewsky é importante para a valorização da cidadania, da história e do futuro de Rio do Braço.

Cacá garantiu que a Prefeitura apoiará o Projeto Estação Rio do Braço naquilo que for possível. Ele esteve acompanhado pelos secretários municipais de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, de Comunicação, Valério de Magalhães, e pelo superintendente municipal de Obras, Hermano Fannhing. Também estavam presentes profissionais de imprensa, empresários da área de turismo, a comunidade local e muitos visitantes.

Praça Junina da Estação Rio do Braço atraiu grande público em sua primeira edição. Foto Alfredo Filho Secom Ilhéus (3)
Fotos: Alfredo Filho

Estrada – A estrada vicinal de acesso ao Rio do Braço foi recuperada pela Coordenação de Ação Regional do Município, o que facilitou bastante a chegada ao local. O distrito de Rio do Braço fica a seis quilômetros da Rodovia BA – 262 (Ilhéus-Uruçuca), na altura do km 19. A Vila também ganhou reforço na iluminação. Colaboradores dos projetos Hernani Sá Criativo e Pontal Criativo se integraram em apoio ao projeto.

A estação ferroviária foi inaugurada em 1911, por investidores ingleses, para integrar o projeto da ferrovia Ilhéus-Conquista. Além da importância historiográfica daquela região, que foi berço da produção cacaueira no sul da Bahia, o agricultor e empresário Lucas Kruschewsky optou por estrear o projeto turístico-cultural com a tradição dos festejos juninos. A programação da Praça Junina prosseguirá aos sábados e domingos, 18-19 e 24-25 de junho, com elementos de gastronomia, moda, cultura, artesanato, chocolates, parque infantil, passeios a cavalo, fogueira junina com violeiro, trios de sanfoneiros e outras atrações.

A empresária do setor de turismo, Zaira Morelli, afirmou estar encantada com a proposta da Estação Rio do Braço. “Precisamos todos apoiar essa iniciativa. Precisamos acreditar em nosso potencial, arregaçar as mangas e se alegrar com essa riqueza histórica e cultural que dispomos”, afirmou, entusiasmada.