Skip links

Itabuna: Cerpat promove ação preventiva contra hepatites virais

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria de Saúde (SMS) de Itabuna promove na próxima terça-feira, (21), à tarde, uma capacitação sobre prevenção das hepatites virais, destinada aos profissionais que trabalham em salões de beleza (masculino e feminino) e estúdios de tatuagem no centro da cidade.

A hepatologista Suely Cistina, junto com a equipe do Cerpat visitará os salões onde fará palestras sobre o tema, orientado, esclarecendo dúvida e destacando a importância da higienização de utensílios como alicates de unhas, tesouras e agulhas utilizadas para fazer tatuagem. “O vírus da hepatite é um dos mais resistentes e, em situações normais de temperatura, pode sobreviver até uma semana“, explicou a coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa.

Ela lembra que as hepatites virais representam uma questão de saúde pública e por isso mesmo o Centro de Referencia em Itabuna tem trabalhado na prevenção e na capacitação permanente de profissionais de saúde e de outras áreas como a de cabeleireiros, manicures e tatuadores, além de participar de eventos com a participação de grandes públicos onde são feitos testes rápidos. Também são distribuídos, gratuitamente, preservativos e folders informativos que orientam a comunidade sobre cuidados e a prevenção desse tipo de doença.