Itabuna: prefeitura inaugura Central COVID-19 em Nova Ferradas


Foi inaugurado na última terça-feira (28), o Centro de Atendimento para o Enfrentamento a Covid-19, instalada no bairro de Nova Ferradas, em Itabuna. Esta unidade instalada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Atenção Básica, será voltada para a assistência de pessoas que apresentarem síndrome gripal e/ou sintomas da Covid-19, com o intuito de reduzir os índices de transmissão da doença, através do acolhimento do paciente, testagem em tempo oportuno e o isolamento.

No local serão oferecidos serviços de assistência médica e de enfermagem, de segunda a sábado, das 8h às 16h. Sobre as testagens, serão disponibilizadas através de teste rápido e RT-PCR, conforme critérios da nota técnica 54/2020. De acordo com Bárbara Orsine, Diretora da Atenção Básica, o Centro Covid possibilitará uma diminuição no impacto da assistência prestada na UPA, assim como nas Unidades de Saúde da Família, tendo em vista que os casos leves da doença poderão ser assistidos no próprio centro.

A equipe será formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédico, auxiliares administrativo e serviços gerais. Vale ressaltar que o município de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde/Departamento de Atenção Básica, solicitou credenciamento de cinco centros de atendimento que serão distribuídos em locais estratégicos no município. O primeiro a ser inaugurado será este que se encontra localizado no bairro de Nova Ferradas.