Itabuna: rastreamento do câncer de mama começou dia 11


O câncer de mama ainda é um risco à saúde. A forma mais eficiente de combater esse mal é através da prevenção. O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já está em Itabuna desde  segunda-feira (11), com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, para atender à população feminina. Tem como público-alvo as mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. A faixa etária de 50 a 69 anos é determinada pelo Ministério da Saúde, por ser a mais propensa ao aparecimento da doença.

Para ser atendida, deve-se levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7h e se encerra às 18h, sempre de segunda à sábado, no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho.

O secretário municipal de Saúde de Itabuna, Deivis de Oliveira Guimarães, fala da importância desse exame para as mulheres. “Quanto mais cedo se souber de quaisquer alterações, melhor. Para que seja detectado precocemente, é preciso que a mulher realize a mamografia. Com o resultado positivo, ela será encaminhada para o tratamento”, explicou.

Confira o cronograma para essa semana:

Em Itabuna, os atendimentos acontecerão de maneira programada, levando-se em consideração as áreas da cidade e as unidades de saúde de cada bairro.

Terça (12/6) – Moradoras do Bairro Santa Inês, pela manhã e ainda, no mesmo turno, as mulheres referenciadas pela USF Raimundo Freire (Bairro Nova Califórnia). A tarde, serão atendidas as mulheres da Vila das Dores e do Alto dos Canecos (USF Dr. João Soares) e ainda do Fátima I (USF Dr. Ricardo Rosas).

Quarta (13/6) – Moradoras do Fátima II (USF Baldoíno Azedo), dia todo. Moradoras do Nova Itabuna (UBS Calixto Midlej), dia todo.

Quinta (14/6) – Moradoras dos distritos de Itamaracá e Mutuns (USF’s Francisco Benício e Ubiratan Moreira), somente pela manhã. Moradoras do bairro Manoel Leão, somente pela manhã. Moradoras do Lomanto (UBS Moise Hage), pela tarde.

Sexta (15/6) – Moradoras do Jorge Amado (USF Mario Peixoto) e Rua de Palha (USF Jorge Amado), dia todo. Moradoras do bairro Zildolândia (UBS Isolina Guimarães), pela tarde.

Sábado (16) – Moradoras do Santo Antônio (UBS Roberto Santos), dia todo.