Skip links

Itabuna: Sesau conscientiza população sobre LER

Com o objetivo de identificar e auxiliar trabalhadores atingidos por estas doenças, a Prefeitura de Ilhéus, por meio do Núcleo Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou uma manhã de conscientização ativa e orientações de prevenção das doenças relacionadas ao esforço repetitivo no trabalho, nesta quinta- feira (28). A ação contou com a parceria da Faculdade Madre Thais, cujos alunos do curso de Fisioterapia realizaram atividades laborativas para detecção precoce das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

De acordo com o diretor municipal da Vigilância da Saúde, Gleidson Santana. A Sesau montou uma estrutura na sua sede e recebeu profissionais de diversas áreas. “Idealizamos essas atividades para marcar o Dia D de combate à LER/DORT em Ilhéus, proporcionando atenção especial aos participantes, que encontraram aqui orientações de prevenção e serviços de massagem, entre outros”, acrescentou.

Segundo dados da Previdência Social, algumas das categorias profissionais mais atingidas são os bancários e trabalhadores dos setores de comércio e serviços, principalmente os caixas de supermercados e de bancos, metalúrgicos, jornalistas e todos aqueles que trabalham com esforços repetitivos. Alguns profissionais chegam a ignorar os sintomas da doença que é considerada silenciosa.