Skip links

Itapé realiza sua Jornada Pedagógica

Jornada pedagógica de Itapé Foto: Sandro Lyra
Jornada pedagógica de Itapé                                  Foto: Sandro Lyra

 

“Base nacional comum curricular: educação de qualidade garantindo direitos e cumprindo deveres” é o tema da Jornada Pedagógica de Itapé, realizada de 23 a 25, no Colégio Comunitário Alzair Martins da Silva (CCAMS).

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação de Itapé com a participação de professores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de ensino, monitores, auxiliares de secretaria, além da equipe técnica da Secretaria de Educação, membros do Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica).

O presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapé, Sandro Lyra, abriu os trabalhos de hoje dando boas vindas aos presentes, destacando a importância do encontro para uma avaliação do ano letivo anterior e planejamento do vigente. Lyra também falou sobre a construção democrática do Plano Municipal de Educação, bem como do papel do Conselho Municipal de Educação como Órgão colegiado da Secretaria, no acompanhamento e avaliação das metas estratégias do Plano.

A secretária Municipal de Educação e Cultura de Itapé, Luzinete Miranda Pinto (Luza), falou sobre o Plano Municipal de Educação, analisando o cumprimento total ou parcial das metas do mesmo pelo município. Luza também fez uma breve avaliação do ano letivo de 2015, destacando as perspectivas para 2016.

O vice-prefeito de Itapé, Naeliton Rosa Pinto, que substitui o prefeito Pedro Jackson Brandão que está doente – parabenizou os profissionais de educação do município pelo empenho ao longo dos anos. “Sem educação não há desenvolvimento”, afirmou.

A palestra “Base Curricular” ficou a cargo da especialista em Educação, da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Ivone Miranda dos Santos Meneses que ressaltou a necessidade do envolvimento dos profissionais da Educação e comunidade escolar na construção da Proposta Curricular Municipal, norteada pela Base Curricular Nacional, que será legitimada no dia 24 de junho deste ano.

A Jornada terá continuidade amanhã (25), com os temas “Formação continuada e planejamento”, “Creche/Educação Infantil”, “Planejamento do ano letivo”, “Orientações técnicas para construções ou atualizações dos regimentos internos das escolas”. O evento inicia às 8h.