Skip links

O real valor de uma amizade

Mais do que um sentimento, a amizade pode ser um dos alicerces para o crescimento dos seres humanos

Carla Adriana

A amizade, sentimento fiel de ternura, apreço, carinho, afeto ou estima entre pessoas, é um dos bens mais preciosos que uma pessoa pode ter. Um (a) amigo (a) pode se revelar nos momentos mais improváveis possíveis. O problema que nem sempre sabemos reconhecer esses seres maravilhosos. Há, por exemplo, quem acredita que ser amigo é concordar com tudo que o outro diz ou faz, mesmo quando este não age de maneira correta ou prudente. Também há os que, por carência ou ingenuidade, confundem colegas com amigos sinceros, e o resultado você pode imaginar qual é não é mesmo?

Cada um de nós tem em mente quais seriam as características necessárias para uma pessoa ser considerada amiga. Claro que algumas “matérias primas” são essenciais como a fidelidade, o amor, o companheirismo e principalmente o respeito. Epa! Estamos falando de amizade ou romance? Você pode perguntar. Calma, estamos falando de amizade. Mas, alguns “pré-requisitos” são similares.

amizade2017

Para algumas pessoas conquistar amigos é tarefa simples, mas manter é complicado. As causas disso sinceramente podem ser inúmeras. Contudo, devemos tentar a todo preserva-los, mas ao mesmo tempo não sufoca-los dando a eles espaço para que possam também viver suas vidas.

Dicas para manter uma amizade

  • Trate seus amigos com o máximo de respeito possível;
  • Evite mentir para seus amigos, lembre-se que confiança é à base de qualquer relacionamento;
  • Lembre-se que ninguém é perfeito e seus amigos podem fazer algo que desagrade a você e vice versa. Por isso, procure praticar a tolerância;
  • Saiba ouvir. Há pessoas que só gostam de falar e não gostam de ouvir e isso é no mínimo indelicado;
  • Tenha bom senso e evite fazer ou ouvir fofocas, principalmente se for entre amigos. Essa “brincadeira” pode acabar com qualquer relação de amizade;
  • Procure sempre manter contato com seus amigos nem que seja para dar um oi e saber se tudo está bem.

 

Carla Adriana é aluna do 3º do Ensino Médio do Colégio Comunitário Alzair Martins Silva (BA)