Skip links

PCT do Sul da Bahia e CIC serão inaugurados hoje

Será realizado hoje (10/03), a partir das 14h, o lançamento do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul). A solenidade, que será realizada no Auditório Governador Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), marca também a inauguração do Centro de Inovação do Cacau (CIC), instalado no campus da Uesc, por meio do Programa de Incubação da Broto Incubadora de Biotecnologia – BROTO, iniciativa bi-institucional da UESC e UEFS, e que busca agregar conhecimento tecnológico à cadeia produtiva do cacau e chocolate na região.

A abertura do evento contará com palestra do Dr. Guilherme Ary Plonski, que abordara o tema “O papel de um parque científico e tecnológico para o desenvolvimento regional”. O Secretário Geral do PCTSul e Diretor Científico do CIC, Cristiano Villela Dias, explica que essa é uma iniciativa do Comitê de Instituições Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia, formado em 2013, por cinco entidades: UFSB, UESC, CEPLAC, IFBA e IFBaiano e que conta com o apoio de empresas privadas que viabilizaram esse iniciativa.

Fotos: divulgação
Fotos: divulgação

“O CIC será um elo estratégico para a cadeia de cacau e chocolate no Brasil. Ao iniciar suas atividades no Sul da Bahia, tem como meta promover o desenvolvimento do nicho cacau e chocolate na região, ao passo que se propõe a trazer inovação e abrir mercado. Isso por meio da atração de trades e compradores que valorizam mercado justo e a qualidade com rastreabilidade”, argumenta Villela.

Inicialmente, o PCTSul dará suporte às demandas de cacauicultores, indústria e pesquisadores da região, por meio de colaboração técnica, da oferta de serviços laboratoriais em análise de qualidade, genética e de assessoria e consultoria técnico-científica. Além de contar com apoio de pesquisadores das instituições parceiras, nos cinco primeiros anos de atividade, 13 profissionais passarão a compor o quadro de servidores. Desses, cinco já atuam, como farmacêutico, biomédica, biólogos e Tecnólogos em alimentos.

Espaço do CIC está localizado no campus da Uesc, na rodovia Jorge Amado (3)

 Gourmet – A inauguração do CIC vem em um momento de redescoberta do chocolate, feito quase que de forma artesanal na região sul da Bahia e caracterizado pelo alto teor de cacau. Dessa forma, acredita-se que o Centro de Inovação terá um papel fundamental na construção de uma nova identidade do cacau no sul da Bahia, ao marcar a transição da exploração simples da amêndoa para a produção e comércio de seu produto mais valioso.

Segundo o secretário do PCTSul, Cristiano Villela, está previsto um volume de investimento inicial de R$ 2,6 milhões de reais, captados da iniciativa privada, que serão distribuídos em três fases de implementação das ações. Entre os apoiadores estão o Instituto Arapyaú, Funbio e a contribuição pessoal do empresário do ramo de chocolate industrial, Ernesto Neugebauer.

Programação – Além da palestra inicial e da inauguração do Centro de Inovação do Cacau e do lançamento do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia, a programação inclui apresentações que vão abordar os desafios e as áreas de atuação do PCTSul e acerca do próprio CIC. Após, o espaço será aberto para falas de produtores da região já selecionados, pronunciamento das autoridades e visita às instalações do CIC encerra o evento.