Skip links

Usuários da Cracolândia (SP) mudam de lugar

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizou uma ação na tarde desta terça-feira para mover os dependentes químicos da Cracolândia para o ponto onde se encontravam até ontem, na Alameda Cleveland em frente à estação Julio Prestes do trem, no centro de São Paulo. Após uma operação de limpeza na região, realizada na noite de segunda, o fluxo havia se deslocado para a esquina entre as ruas Helvétia e Barão de Piracicaba, a apenas um quarteirão de distância da concentração original.

Alguns dos dependentes retornaram voluntariamente para a Alameda Cleveland, mas aqueles que se recusaram a deixar a Barão de Piracicaba foram levados à força pela GCM. A operação, no entanto, não utilizou bombas de efeito moral ou gás lacrimogêneo. O maior contingente policial deixou o local após a operação.

Na noite da última segunda-feira, os guardas-civis realizaram um serviço de limpeza na região. A remoção de algumas barracas revoltou os usuários, que atearam fogo em colchões e outros objetos. Em nota, a Prefeitura afirmou se tratar de uma operação rotineira: “De acordo com informações preliminares, a GCM apoiava uma ação de zeladoria de rotina e, no momento em que foi solicitada a retirada de barracas das calçadas, algumas pessoas que estavam no local colocaram fogo nos materiais”. Apesar do confronto, a administração garante que as ações sociais “de acolhimento, saúde e segurança” serão mantidas.

A mudança de endereço, ainda que temporária, é comum após ações policiais no fluxo. Oliveira afirmou que, nesta manhã, os usuários estavam calmos e que o comércio local não sofreu outros problemas. Ao passar pelo local onde a concentração havia se instalado, reparou no aumento das forças policiais, que já planejavam a ação desta tarde.