Skip links

2º Encontro de capacitação de cuidadores de dependentes químicos

A Prefeitura de Itabuna, em conjunto com a Comunidade Terapêutica Renascer, vai realizar nos dias próximos dias 15 e 16 de dezembro, o 2º Módulo de Capacitação para Cuidadores de Dependente Químicos. Na oportunidade profissionais, coordenadores, monitores, estagiários e estudantes das diversas áreas da saúde poderão se aperfeiçoar nos tratamentos destinados à recuperação e reintegração social e comunitária de dependentes.

 

O evento vai acontecer no Teatro Municipal Zélia Lessa, no Centro de Itabuna e as inscrições gratuitas já se iniciam na quarta-feira, dia 29, na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Casa das Artes e Centro POP. A programação consta de palestras, depoimentos, orientações e apresentações musicais com a participação de especialistas.

A coordenadora-geral da Comunidade Renascer, Maria Aparecida Magalhães Leite, explica que a dois anos mais de 150 pessoas participam do 1º Módulo de Capacitação, que serviu para garantir o contato direto com a experiência de pessoas que não tinham uma vivência com os problemas adquiridos pelos pacientes, a partir do consumo de drogas. Com as palestras e oficinas tornou-se possível à maioria delas orientar-se através dos depoimentos de pessoas que vivem essa experiência no cotidiano.

“Queremos orientar e preparar pessoas e mesmo profissionais da área de saúde para trabalhar no combate à dependência química, visando reintegrar ao convívio familiar e à sociedade pessoas acometidas dessa grave enfermidade social”, sublinha dona Cida Leite. “Para àqueles que já trabalham nessa área, o módulo vai garantir o aperfeiçoamento desses cuidados”, concluiu.