Skip links

Itapé: obra da barragem do Colônia reinicia aos poucos

Aos poucos, a obra da barragem do Rio Colônia volta à ativa. Tendo como responsável o Consórcio Rio Colônia, a construção ocupará uma área de 1.621 hectares, com altura de 19 metros. Os mais atentos perceberam que, nos últimos dias, o número de caçambas circulando na área e de máquinas pesadas aumentou. Mais precisamente no Km 8 da rodovia, sentido Itaju, na sede de uma antiga fazenda de cacau, um grupo de homens trabalham na reorganização de um canteiro de obras. Um novo trecho de rodovia já está sendo cortado.

M--quinas-pesadas-abrem-novo-trajeto-da-BA-120-etapa-essencial----obra-da-barragem-Foto-Lucas-Fran--a
Fotos: Itapé Notícias

Uma empresa terceirizada utiliza máquinas pesadas para vencer uma pedreira e avançar na construção de um novo caminho. A BA-120 vai ganhar um novo trajeto para que os 62 milhões de metros cúbicos das águas da barragem sobre o Rio Colônia possam ocupar parte da pista atualmente existente. Tudo indica que em breve serão contratados cerca de 80 anos para trabalhar no local.

Quando estiver concluída, a barragem vai beneficiar cerca de 250 mil moradores de Itapé e Itabuna. Além de funcionar como reservatório regional por um período de até 30 anos, a obra de engenharia permitirá a contenção de cheias, diluição de efluentes e perenização dos rios Colônia e Cachoeira nos trechos em territórios de Itapé, Itabuna e Ilhéus.

O projeto em execução também prevê planos e programas de conservação ambiental na região sul do Estado. A meta, segundo o Governo do Estado, é oferecer segurança hídrica para a região, sem comprometer a captação do Rio Almada e diminuindo a pressão sobre outros sistemas.