Skip links

A Ascensão e as Controvérsias de Gusttavo Lima: Do Sucesso a Investigações

Murillo Torres

Em 2011, o hit “Balada” apresentou ao Brasil o jovem cantor sertanejo Gusttavo Lima, nome artístico de Nivaldo Batista Lima. Nascido em Presidente Olegário, no interior de Minas Gerais, o artista começou sua carreira ainda na adolescência, formando um trio com seus irmãos. Depois do sucesso de “Balada”, a carreira do cantor teve uma ascensão meteórica que o coloca hoje entre um dos artistas mais bem pagos do país, com um cachê que varia de R$ 800 mil a 1 milhão de reais.

Gusttavo Lima é uma das vozes, tanto do sertanejo quanto da música brasileira em geral, mais populares e os versos “Tche Tche Tche Tche; Gusttavo Lima e você” são conhecidos por praticamente todos os brasileiros. Logo, é de se imaginar que o cantor estivesse sempre presente na mídia. Contudo, nos últimos dias não é pelas suas músicas que o nome do “Embaixador” vem circulando nas notícias.

Operação Integration

 No início deste mês,  a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a Operação Integration que investiga a atuação de empresas na lavagem de dinheiro de jogos ilegais. A operação ganhou destaque após a prisão preventiva da influenciadora Deolane Bezerra. Agora o cantor sertanejo é alvo da mesma investigação e já teve uma ordem de prisão decretada segunda-feira (23/09), horas antes dele deixar o país de madrugada num voo privado para Miami, nos Estados Unidos.

Após a prisão da Deolane, no dia 05/09, um avião que pertence a empresa Balada Eventos e Produções LTDA, empresa de Gusttavo Lima, foi apreendido pela Polícia Civil de São Paulo como parte da Operação Integration. Dias antes, a aeronave teria transportado o casal José André Rocha Neto e Aislla Truta Henriques da Rocha, ambos investigados na operação, junto com o cantor que fazia uma viagem para Grécia. A defesa de Gusttavo Lima informou que o avião foi vendido para a empresa J.M.J Participações. 

A amizade entre Gusttavo Lima e Jair Bolsonaro

Porém essa não foi a única controvérsia que o cantor já se envolveu ao longo da sua carreira. Lima é uma das figuras do sertanejo mais atreladas ao Bolsonarismo, fenômeno político de extrema-direita que culminou na eleição à presidência de Jair Bolsonaro. Gusttavo Lima apoiou a candidatura do então candidato tanto nas eleições de 2019 e na tentativa de reeleição em 2022. Além disso, o cantor já mostrou ser amigo íntimo de um dos filhos do ex-presidente, Renan Bolsonaro.

A relação de Gusttavo Lima com Bolsonaro não é apenas de apoio político e um “amigo da família”. Uma das últimas ações de Bolsonaro como presidente no final de 2022 foi de colocar sob sigilo um contrato do artista com a Caixa Econômica Federal. O jornalista João Filho já discutiu num dos seus artigos para Intercept Brasil a aliança lucrativa que existe no país entre o agronegócio, o sertanejo e a direita. Gusttavo Lima está no centro de todos esses grupos.

Uma carreira intocável?

Agora fica o questionamento sobre como essas recentes acusações na Operação Integration podem afetar a carreira e imagem do cantor. EU não seria uma surpresa se ele saísse ainda melhor dessa situação. Ainda mais depois de que, na tarde de terça-feira (24/09), o Tribunal de Justiça de Pernambuco, revogou o mandado de prisão preventiva do artista. Contudo, ainda que a ordem de prisão estivesse ativa, dificilmente o cantor sofreria grandes consequências com seu enorme público.