Skip links

A paixão dos leitores brasileiros

Com mais de 8 milhões de livros vendidos, Série Vaga-Lume é uma ótima opção de entretenimento.

Andie Carolina

Em uma Era onde as novidades tecnológicas imperam, uma paixão resiste fortemente às mudanças de consumo enfrentadas pela sociedade: a leitura. Mas não só dos fenômenos literários atuais ou daqueles livros estrangeiros que se tornam adaptações de filmes e séries em streaming vive o leitor brasileiro. Muito pelo contrário. Uma boa parte deste público continua a nutrir o fascínio pelas obras clássicas de autores brasileiros. Pensando nisso, uma boa pedida então, é a série de livros Vaga-Lume.

Para quem não sabe ou não se lembra, a série foi criada em janeiro de 1973, pela Editora Ática, e apesar de inicialmente ser direcionada ao público infantojuvenil, a coleção também caiu no gosto do público adulto.  Um dos grandes diferenciais da Vaga-Lume era o seu preço acessível e o fato de terem sido escolhidos por centenas de escolas do país para comporem o acervo de suas bibliotecas. Desta forma, muitas pessoas que estudaram entre os anos 70, 80 e 90, tiveram contato com diversas destas magníficas histórias.

Autores renomados tiveram seus livros publicados dentro da série. Alguns nomes são o de Marcos Rey, Lúcia Machado de Almeida, Luiz Puntel, Marçal Aquino, entre outros. Os números da Vaga-Lume também são impressionantes: com mais de 93 obras publicadas, é estimado que o projeto idealizado pelo professor Jiro Takahashi, tenha vendido 8 milhões de exemplares ao redor de todo o país.

A Série Vaga-Lume é composta de mais de 93 obras.

            Conheça ou relembre quatro obras presentes na Série Vaga-Lume:

  • Escaravelho do Diabo: originalmente lançado em 1956, esse livro escrito por Lúcia Machado de Almeida, chegou na Vaga-Lume em 1973. O enredo se passa em uma pacata cidade do interior que de repente se vê diante de uma série de assassinatos. O mistério fica a cargo do fato de que, todas as pessoas assassinadas eram ruivas e antes de serem mortas, receberam um escaravelho.
  • O Mistério do 5 Estrelas: escrito por Marcos Rey e lançado em 1981, esse livro conta a história de Léo, um garoto que presencia um assassinato ocorrido dentro de um hotel, no entanto, ninguém acredita nele. Até que uma reviravolta impressionante acontece. Um verdadeiro fenômeno de vendas, é estimado que a obra já tenha vendido mais de 2 milhões de cópias.
  • A Ilha Perdida: o livro que inaugurou a série, em 1973. Conta a história de Eduardo e Henrique, dois amigos que exploram uma ilha a fim de descobrir se seus mistérios são reais ou não. Tudo isso ao lado de um homem sábio, que os ensina as mais belas condutas sobre respeito e amor.
  • Éramos Seis: publicado em 1943, entrou para a Vaga-Lume no ano de estreia, 1973. O livro escrito por Maria Jo´se Dupré se tornou um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Contando a comovedora história de uma família que se une para vencer a pobreza. O sucesso de Éramos Seis foi tão grande que acabou ganhando adaptações no estilo novela pelas emissoras Record (1958) Tupi (1967 e 1977) SBT (1994) e Globo (2019).

Apesar do sucesso absoluto entre público, mídia e crítica, após o lançamento do livro Mestre dos Games, de Alfonso Machado, a série entrou em hiato em 2008. E após 13 anos sem novas publicações, apenas em 2021 os fãs da coleção tiveram uma nova publicação. Trata-se de Os Marcianos, escrito por Luiz Antônio Aguiar, o célebre autor ganhador de 2 prêmios Jabuti.

Com um enredo moderno e futurista, a história é ambientada em Marte, sob uma proibição de seus habitantes falarem a respeito da Terra e o que aconteceu para que os terráqueos passassem a viver no Planeta Vermelho. A trama se torna ainda mais interessante quando os personagens Zás, Beca e DKO se revoltam contra a censura imposta e decidem lutar para mudar as coisas e desvendar todos os mistérios que escondem.

Infelizmente, não há informações sobre possíveis novos lançamentos dentro da Vaga-Lume. Mas para quem se interessar, a série de livros pode ser adquirida (em conjunto ou por obras separadas) em lojas físicas e online como a Shopee, Americanas, Mercado Livre, Traca, Amazon, Submarino, Enjoei, Livraria Cultura, Saraiva, Estante Virtual, entre outros.

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP