Skip links

“A verdade está lá fora”

Você acredita na existência de extraterrestres? Já viu algum óvni ou disco voador? O assunto ufologia é envolto em mistério e desperta emoções diversas. Uns levam a serio e outros fazem chacota. Entretanto, uma coisa deve ser levada em consideração: há pessoas de credibilidade estudando esses fenômenos e muita coisa estranha já foi descoberta. A reportagem do Blog Carvalho News decidiu se aprofundar um pouco mais neste tema no mínimo interessante. Afinal, já dizia o famoso escritor inglês William Shakespeare: “há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a sua vã filosofia”.

Muitos especialistas defendem que o primeiro relato “oficial” de aparição de óvni foi feito pelo piloto americano Kenneth Arnold, que teria avistado nove objetos em formação, semelhantes a discos, movendo-se velozmente. Esse fato ocorreu em 24 de junho de 1947, enquanto, Arnold sobrevoava o monte Rainier, em Washington (EUA). Coincidentemente, neste mesmo ano, mas especificamente, em 23 de julho, um suposto óvni teria descido na colônia “Goio-Bang, município de Pitanga, atualmente comunidade de Campina do Amoral, município de Luiziana, na região do Campo Mourão, Paraná.

alberto francisco do carmo
Ufólogo Alberto Francisco do Carmo Foto: divulgação

De acordo com informações do CUB (Centro de Ufologia Brasileiro), ocorreram relatos de um objeto voador estranho que teria descido próximo a uma estrada à luz do dia. O fato foi testemunhado por uma equipe de topógrafos, liderados pelo agrimensor José Higgins que, ao contrário de seus colegas que fugiram, permaneceu no local e viu três seres bizarros com aproximadamente dois metros de altura, que manifestaram sinais, sons agudos e altos. Dois deles teriam vasculhado a área, retirando amostras do solo.

Recentemente, o governo federal disponibilizou relatórios sigilosos para consulta no Arquivo Nacional, em Brasília. Nesses documentos há revelações interessantes sobre anos de investigação envolvendo a ação de extraterrestres em terras brasileiras. Para se ter uma ideia, a Aeronáutica teve um departamento específico de estudos sobre UFOs entre 1969 e 1972. Denominado Sioani (Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados) funcionava nas instalações do IV Comar, em São Paulo. Era composto por pesquisadores civis e autoridades militares. O Sioani saía à procura de casos pelo País.

Discos voadores
Ovnis Foto: divulgação

Você já ouviu falar da Operação Prato? Ela ocorreu em plena floresta amazônica, no Pará. Dezenas de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram parte de uma investigação de óvnis (objetos voadores não identificados). A Prato foi realizada secretamente nos quatro últimos meses de 1977. Na época os envolvidos garantiram ter presenciado – mais de uma vez – UFOs cruzando o céu da Amazônia.Leia também: mais surpresas estão por vir

De acordo com o pesquisador e autor, Alberto Francisco do Carmo, no passado era muito mais fácil avistar um óvni. Nos dias de hoje, há uma espécie de escassez de aparições que, na opinião do especialista, comprova a capacidade destes seres evoluírem. “A atitude principal desse fenômeno sempre foi a furtividade”, ressalta o pesquisador que participou do grupo pioneiro na Ufologia de Minas Gerais, o CICOANI de Belo Horizonte, dirigido pelo ufologista mineiro Húlvio Brant Aleixo.