Skip links

As aulas em Vitória retornarão dia 22 de fevereiro

Julia Vitoria

As aulas na capital do Espírito Santo retornará de forma híbrida no dia 22 de fevereiro, na primeira semana o sistema continuará online do que desta vez os professores estarão em sala de aula e os alunos em casa, a partir do dia 1° de Março os estudantes voltarão para o presencial. Contudo mesmo as aulas voltando ao normal, ainda sim terá medidas para não haver contágio, as aulas contarão com um revezamento semanal, gradual e em etapas. Os protocolos de segurança foram feitos junto com a Secretaria de Saúde (Semus), segundo a Secretaria de Educação de Vitória Juliana Rohsner fala que os protocolos foram feitos buscando a segurança dos alunos e profissionais das instituições. 

O revezamento das aulas será feito segundo as normas feitas pela secretaria de educação junto com a secretaria de saúde, e vai funcionar semanalmente com 50% dos alunos presencial e 50% online. O calendário de retorno presencial será assim:

1º de março: retornam às escolas alunos do Ensino Fundamental 2, do 6º ao 9º ano

15 de março: retornam os alunos do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano

29 de março: retornam as turmas de 4 e 5 anos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)

Apesar das aulas voltarem sendo presencial o retorno dos alunos nas escolas será facultativo os pais que decidirão se os alunos voltarão ou não para as instituições. A secretaria de educação explicou que fará um teste com o retorno dos alunos maiores para ver como prosseguirá com os pequenos de 0 a 3 anos  enquanto o retorno deles não é confirmado a secretaria ficará responsável por um plataforma unificada que que terá brincadeiras, atividades e dicas semanais. 

Os novos professores receberão um treinamento pedagógico um modelo dinâmico chamado: continuum curricular 2020/2021 que visa a garantia do direito de estudo da criança. A formação para esses jogos profissionais será ofertada de modo online para todos os novos profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), a saber: pedagogos, professores da educação básica, professores dinamizadores de Arte e Educação Física e coordenadores de turno do ensino fundamental. Já para os professores que já estavam nas instituições a formação será do dia 3 a 12 de fevereiro e pela primeira vez não será por unidade escolar e sim junto a secretaria de educação, para reforçar os protocolos de segurança.

Todas as escolas do município serão vistoriadas pela Seme antes de começar as aulas, o mês de fevereiro e início de março será para adaptação dos espaços físicos e protocolos de segurança para fazer as alterações necessárias para os espaços escolares. Os equipamentos de proteção individual (EPI´s), como máscaras, protetor facial e jalecos, além de álcool em gel e sabonete líquido, estão em processo de aquisição pela Seme.