Skip links

Autor de Game of Thrones fala sobre final da série e revela que ‘as coisas saíram um pouco do controle’

Martin comentou sobre possível diferença no desfecho dos livros

Thais Paim

Quem acompanhou o final da série de Game of Thrones provavelmente sabe de toda polêmica e insatisfação dos fãs. A boa notícia é que o escritor George R. R. Martin revelou que os livros terão um desfecho diferente do que foi apresentado no seriado. 

Durante entrevista para o canal WTTW de Chicago, Martin comentou um pouco sobre os seus planos e disse que não foi planejado que os showrunners fossem muito além dos cinco livros originais lançados. “As coisas saíram um pouco do controle”, afirma.

O autor também se mostrou muito grato pelo sucesso de Game of Thrones nas telinhas e revelou que o desfecho da HBO não era bem o que ele esperava e que, com isso, sente um pesar por não conseguir finalizar a escrita rápido o suficiente.

“Eu já tinha quatro livros publicados. […] E são livros imensos, como você sabe. Eu nunca pensei que eles iriam me alcançar, mas eles conseguiram. Eles me alcançaram e me ultrapassaram e, você sabe, isso tornou tudo um pouco estranho – porque agora, a série estava à minha frente e estava indo em direções bem diferentes”.

Polêmica sobre o fim da série 

Para os fãs, essa explicação parece representar uma boa notícia. O que resta saber é se o final proposto pelo autor será inédito e satisfatório o suficiente para o encerramento da saga.

A produção audiovisual é, provavelmente, a maior série de TV já produzida até hoje. A história é uma adaptação da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor americano George R.R. Martin.

A trama se passa em um mundo que em um primeiro momento pode lembrar a Terra-Média de O Senhor dos Anéis, mas logo revela sua verdadeira face.

O continente de Westeros foi governado por 300 anos pelos reis da dinastia Targaryen, uma família vinda das terras distantes da antiga Valyria e famosa pelo domínio de dragões, que estão extintos há pelo menos 1000 anos.

Game of Thrones teve oito temporadas, exibidas originalmente entre 2011 e 2019. Séries derivadas estão em produção no momento.