Skip links

Café capixaba ganha prêmio nacional inédito de qualidade da Abic

Com origem nas montanhas do Espírito Santo, o Café Meridiano Classic, um dos pioneiros a ser classificado como especial, destacou-se entre 169 marcas do país

Júlia Vitória

O primeiro lugar na categoria “superior” do Prêmio Melhores da Qualidade, promovido pela Associação Brasileira da indústria de Café, este ano foi produzido em terras capixabas! O café Meridiano Classic se destacou entre os cento e sessenta e nove concorrentes. Com origem nas montanhas, o produto foi um dos pioneiros a ser classificados como especial. 

Para o diretor do meridiano o reconhecimento é uma enorme alegria e valoriza o café de qualidade. Ele fala que o café foi criado na década de noventa com um conceito já especial, ainda quando o assunto não era tão abordado. Então o café tem conquistado os clientes co seu sabor especial. Para alcançar esse nível de qualidade precisa de muito investimento em tecnologia. E uma rigorosa seleção de matéria prima  e dos produtores comprometidos. 

Para o diretor o café especial começa na origem e continua exigindo um cuidado quando passa pela industrialização. Algumas cidades produtoras desse café são: Iúna, Irupi,Brejetiba e Venda nova do Imigrante. De acordo com o gerente de marketing duas características prevalecem no café a acidez critica desejável que é sabor marcante, pois é produzido nas montanhas do Estado, e uma doçura suave. 

A seleção dos grãos é feita pelo Programa de Qualidade do Café, eles pesquisam em padarias, supermercados, empórios e mercearias, e enviam as amostras laboratórios credenciados  para uma analise   de escala de 0 a 10. De modo gera são quatro categorias a serem analisadas: Extraforte, Tradicional, Superior e Goumet.  Quatros categorias é diferenciada pela qualidade sensorial do café, de acordo com o sabor aroma e etc…

O meridiano 60 anos de história e está espalhado pelo país todo, e conta com duas lojas físicas próprias em Colatina no Espírito santo e em Niterói no Rio de Janeiro, ele ainda conta com uma loja virtual.