Skip links

Casos de Família, um programa sem noção

Oi gente bonita! Tudo bem? Sou Vanessa Merendolinna Barcellos, Vivi para os mais íntimos. E, toda semana estarei aqui no Blog Carvalho News para falar um pouco de televisão, cinema ou teatro. Não sou exatamente uma crítica, mas aprecio esses veículos e entendo um pouco desse tipo de entretenimento.

Minha primeira análise aqui no Blog é sobre o programa Casos de Família, que vai ao ar nas tardes de segunda a sexta-feira, no SBT, tendo como apresentadora a singular Cristina Rocha, e a psicóloga Anahy fazendo a análise psicológica dos convidados. A loira está à frente da atração desde 2009, obtendo entre 6 e 8 pontos de audiência em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

Christina-Rocha1
Cristina Rocha costuma pegar pesado na condução de seu programa. Fotos: divulgação

O que eu posso dizer sobre esse programa que todos já não saibam? A apresentadora expõe sem dó ou piedade as misérias dos seus convidados com a desculpa de os estar ajudando. Mas na verdade, a loira só quer mesmo audiência e os participantes que tentem resolver seus problemas em casa e sozinhos, de preferência.

Dra Anahy
Dra. Anahy: sempre disposta a concordar com tudo que Cris fala

Os temas são todos sensacionalistas e a participação de mulheres espancadas, gays, travestis e lésbicas é praticamente certa. A produção até seleciona casos com personagens interessantes, mas a forma que a apresentadora conduz as conversações é no mínimo questionável. A bela Cristina faz “fofocas” entre os participantes, sempre se descontrola com homens inconvenientes e, como uma típica feminista dos anos de 1950, defende as mulheres com unhas, dentes e seguranças, independentes se estas estejam com a razão ou não. Clube da Luluzinha perde para isso.

Outra coisa bizarra que ocorre é o fato de nem todos os programas contarem com a participação da “Dra. Anahy”. Eu pergunto a vocês: para que ir a um programa expor suas misérias via satélite, se a pessoa que poderia propor algum tipo de terapia que poderia ajudar na solução não está presente? Que eu saiba a Cristina não está qualificada para substituí-la.

Resumindo, a atração poderia realmente fazer a diferença na programação das tvs abertas. Entretanto, por seguir um formato adquirido no exterior, pega pesado demais no sensacionalismo, expondo muitas vezes os participantes ao ridículo total. Meu conselho: vá ler um livro.