Skip links

Clássicos da literatura em quadrinhos

Andie Carolina

Não importa se você é um grande leitor ou não. A maioria de nós, pelo menos uma vez na vida, já lemos alguma história em quadrinhos. Quem nunca, por exemplo, se divertiu lendo os gibis da Turma da Mônica? Pois é! Mas existe um público que realmente ama esse gênero que se tornou um dos queridinhos ao redor do planeta ao longo das décadas. Isso porque, apesar do que possa parecer, não são apenas as crianças que gostam desse tipo de conteúdo, os adultos também. Por isso mesmo, a cada ano, as empresas especializadas faturam mais com esse estilo de publicação.

E para abocanhar uma parcela ainda maior de leitores, quadrinistas também investem na criação de quadrinhos para os grandes clássicos da literatura. Com isso, atraem um público mais jovem e descolado a conhecer as obras mais antigas de autores consagrados. Pensando nisso, separamos uma pequena lista com quatro histórias clássicas que ganharam fabulosas releituras em quadrinhos.

Confira:

  • Macunaíma em Quadrinhos: a história escrita por Mário Andrade, apresenta Macunaíma, um índio que se transforma em um belo príncipe loiro. Ao lado de seus irmãos, ele sai da Floresta Amazônica e embarca em uma viagem à cidade grande, onde se envolvem em diversas confusões. E tudo se complica ainda mais devido a um pequeno detalhe sobre o personagem principal: apesar de muito carismático, Macunaíma é preguiçoso e dono de um caráter duvidoso. A adaptação para quadrinhos ficou a cargo de Angelo Abu e Dan X. A obra pode ser adquirida na Amazon, por 46,00.
  • Os Sertões – A Luta: com certeza, uma das obras mais renomadas da literatura brasileira. Escrito por Euclides da Cunha, o livro narra a o processo de nacionalização e repressão sofrida pelos apoiadores de Antônio Conselheiro, além de levar o leitor para dentro da luta entre os sertanejos e a Forças Armadas Brasileira. A versão em quadrinhos contou com a adaptação de Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa, e pode ser comprada na Amazon por 31,00.
  • Vidas Secas: O belo texto escrito por Graciliano Ramos, conta a comovente história de uma família de retirantes que partem em busca de uma melhor condição de vida, inclusive por passarem as necessidades mais básicas, como a falta de comida. A releitura em quadrinhos realizada pelos célebres Arnaldo Branco e Eloar Guazzelli, deu à história uma profundidade ainda maior. Para quem quiser conhecer, também está disponível na Amazon, por 31,00.
  • Dom Casmurro: o trabalho mais famoso do renomado autor Machado de Assis, conta a história de Bento Santiago, um jovem destinado ao sacerdócio, que se vê apaixonado por sua amiga, a bela Capitu. Com um enredo denso, os leitores viajam para dentro das lembranças de Bento e a avalanche de sentimentos que o acompanham e atormentam até a velhice. Novamente em uma adaptação que conta com o trabalho da Rodrigo Rosa, agora ao lado de Ivan Jaf, os quadrinhos deste clássico da literatura brasileira pode ser adquirido na Amazon, por 46,00.

E agora que você já conhece algumas opções, não deixe de adquirir a sua versão física ou digital desses e outros clássicos transformados em HQs!

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP