
Coletivo preserva Ilhéus impugna leilão de casarão da Conselheiro Dantas
Tiene Almeida
As razões da Impugnação ao leilão do casarão histórico localizado na Rua Conselheiro Dantas, foram aceitas pela Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). O leilão ocorreria na última terça (21) às 10h, mas foi transferido para o dia 19 de junho.
De acordo com o blog do Gusmão, o motivo do adiamento é que os autores da ação, observaram que o Edital do Leilão não prescrevia o fato do imóvel ser protegido pela Lei municipal n° 2.312, de 1° de agosto de 1989, que cria e delimita o Centro Histórico da cidade de Ilhéus. ‘’Portanto, é um bem que goza de proteção em âmbito municipal e deste modo merece a proteção e o zelo por parte do poder público’’, afirma a advogada Marta Serafim.
A partir de agora, o edital contará com um anexo, onde será informado aos interessados de que o imóvel é protegido pela Lei municipal que criou o Centro Histórico de Ilhéus e, portanto, não poderá ter sua arquitetura modificada em virtude de reforma total ou parcial que deve ainda ter a anuência do Conselho Municipal de Cultura.