Skip links

Como o Perfeccionismo Pode Sabotar a Sua Vida e Como Superá-lo

Murillo Torres

Muitas pessoas veem o perfeccionismo como uma qualidade, mas ele pode ser um grande inimigo do bem-estar emocional. Esse “exagero” excessivo está associado a altos níveis de ansiedade, procrastinação e baixa autoestima. Além disso, pode prejudicar relações pessoais e profissionais, já que o perfeccionista tem dificuldade em lidar com erros e imperfeições.

A terapeuta Marina Silva explica que essa busca sem limites pela perfeição surge de uma necessidade de controle e da busca por validação externa. “No entanto, ele acaba se tornando um ciclo vicioso, pois a pessoa nunca está satisfeita com os próprios resultados”, ressalta.

De acordo com a especialista, para superar esse padrão, é essencial trabalhar a autocompaixão e redefinir o conceito de sucesso. Aprender a aceitar que erros fazem parte do processo é um passo importante para se libertar do perfeccionismo.

Práticas como mindfulness, terapia e exercícios de autoaceitação podem ajudar a aliviar os impactos negativos do perfeccionismo. Lembre-se: ser excelente é diferente de ser perfeito.