Skip links

Conheça a Fazenda Yrerê – O passeio ideal para os apaixonados por chocolate

Nathalie Depieri

Ilhéus (BA) é considerada a maior produtora de cacau do país e, entre as atrações turísticas que unem diversão e apreciação da fruta, está a Fazenda Yrerê, situada nas margens do Rio Cachoeira. O local, famoso por seu turismo rural, proporciona experiências sensoriais, culturais e gastronômicas, incluindo apresentações da fruta em suas diversas formas, degustação e bate-papo sobre as propriedades do cacau. Os visitantes podem ainda desfrutar de um ambiente acolhedor em meio à natureza e adquirir os produtos feitos na própria fazenda.

A cidade tem colhido muitos frutos devido à fama advinda do turismo que gira em torno dessa famosa fruta. O chocolate, muito popular e adorado por grande parte da população, fez do cacau uma atração da Bahia, desde nos anos 1900, sendo disputado por coronéis e reverenciado por um famoso morador da região, o escritor Jorge Amado, cuja obra ressalta a importância do fruto para a região.

Como herança, o cacau deixou o turismo, que não se restringe apenas à degustação de chocolate. A cidade é famosa por oferecer experiências que mostram todo o seu processo de produção e dispõe das mais variadas formas de experimentação do fruto, que é o caso de um SPA na cidade que utiliza do cacau para relaxamento e terapia.

Um passeio repleto de aprendizagem e sabor

Visitando uma fazenda de cacau em meio à mata atlântica, o turista inicia a sua aventura com uma trilha até a plantação, que o permite viver uma experiência sensorial aprendendo sobre o cacau e suas diversas apresentações, como o cacau em sua forma saudável (que é a parte amarelada) e a adoentada (que é a parte escurecida e imprópria para consumo). Na sequência, é possível experimentar o fruto in natura, uma experiência não muito comum.

Na fase seguinte, o grupo é levado até as barcaças, que são estruturas onde as amêndoas ficam dispostas para a secagem através do sol. Depois de uma aula sobre as propriedades do cacau, o grupo parte para a degustação (suco e chocolate em suas variadas porcentagens) e, por fim, exploram a fazenda e os vários “cantinhos” frescos e confortáveis que ela dispõe. O local também abriga uma loja onde os visitantes podem comprar os produtos de fabricação própria, permitindo que levem um “pedaço” da fazenda e da experiência vivida para casa.

Quem já foi, aprovou

Um dos visitantes, Thiago Araújo, relata: “O local é fantástico. Fizemos uma pequena trilha de 30 minutos, na qual foi informado tudo sobre a plantação e uma deliciosa degustação do fruto. Em uma segunda parte do passeio, os donos (super simpáticos) nos explicaram toda a história do cacau e do então famoso chocolate. Tomamos suco de cacau e degustamos diversos tipos de porcentagem de chocolate e, por fim, o nibs, que é a semente e o sumo da matéria-prima da fabricação”. O turista avalia a visita como positiva e, ao final de seu relato, ressalta que produtos com esse tipo de fabricação são encontrados em uma média de apenas 100 fazendas ao redor do mundo.

Visitar a Fazenda Yrerê não é apenas algo prazeroso, também oferece ao turista uma experiência histórica e cultural, dada a importância do cacau para a cidade e para a economia do país ao longo da história.

A Fazenda recebe turistas de segunda à sábado e as visitas, que duram em média 2 horas, têm início às 09:30 ou às 11:00. O valor para os adultos é de R$ 40,00. Crianças de 07 a 11 anos de idade pagam meia e até os 06 anos, a entrada é gratuita. Os telefones para contato são: (73) 3656-5054 e (73) 99151-0871.

Revisão: Andie Carolina