Skip links

Conheça os alimentos essenciais para quem pratica diferentes tipos de atividades físicas

Especialistas chamam a atenção para os alimentos ricos em nutrientes e fibras, pois ajudam o organismo a fazer a digestão e a nutrir o corpo de uma maneira correta e saudável.

William Gama

As pessoas que praticam algum tipo de exercício físico devem estar atentas as alimentações que consomem no dia a dia. A atividade física requer uma alimentação regrada, rica de uma dieta balanceada, para poder obter dessa forma os resultados esperados de acordo com a prática esportiva escolhida. Seja para melhoria do desempenho esportivo, emagrecer ou fortalecer os músculos, é de suma importância observar a alimentação consumida antes e após os treinos. Especialistas da área chamam a atenção para os alimentos ricos em nutrientes e fibras, pois ajuda o organismo a fazer a digestão e a nutrir o corpo de uma maneira correta e saudável. 

Segundo a nutricionista Mariana Melendez Araújo, que concedeu entrevista ao portal Metrópoles, afirmou que, para manter a energia em alta e ganhar músculos, não é necessário exagerar nas dietas, e sim, incluir carboidratos e fontes de proteínas no pré e pós treino.

Ela ainda destacou que o carboidrato dará energia necessária para a realização das atividades e as proteínas vão fortalecer os objetivos esperados. “A alimentação é fundamental para garantir energia suficiente para que o individuo tenha o máximo de desempenho no treino, além de ter a função, no pós-treino, de reabastecer os nutrientes que foram utilizados”, explicou. 

Outra dica sugerida por Mariana são disponibilizar na dieta bebidas estimulantes como o café e o chá verde, que irão proporcionar mais ânimo e energia para a realização dos exercícios físicos. Vale salientar, que as pessoas que sofrem de hipertensão arterial devem evitar esses tipos de bebidas, pois elas têm a função de aumentar o metabolismo e quem sofre dessa doença não é recomendado consumir esse tipo de bebida.

A profissional ainda alerta que essa alimentação não pode ser realizada muito antes do início do treino e nem muito próximo. Outro ponto que ela pontuou, é que esses exercícios não devem serem executados em jejum, “É importante comer alguma coisa, justamente para que o corpo tenha a energia necessária para desempenhar as atividades”, mencionou. 

Foco e persistência

Ao realizar a bateria de exercícios, ela frisa que as repetições devem ser sempre lentas, principalmente na fase de contração do músculo. Esses desdobramentos para fortalecer os músculos não podem serem interrompidos quando a pessoa começa a sentir dores iniciais ou sensação de queimação, pois é nesse momento em que as fibras brancas musculares e os músculos estão sendo rompidos durante esse tempo, na qual estão sendo fortalecidos e recuperados. Outra dica importante é realizar um determinado período de três a cinco vezes por semana. Essa rotina não deve ser parada até a conquista dos objetivos desejados. 

Os alimentos mais recomendados para quem realiza essas atividades físicas e que servem para dar aquela turbinada nos seus treinos são as bebidas que contém a cafeína. Por ser termogênica, ela faz com que aumente a energia e minimize a fadiga e ajuda na queima e perca de gorduras localizadas. Ovos, iogurtes e queijos magros ajudam a manter os níveis de açúcar do sangue, por ser uma fonte proteica. Esses alimentos ajudam a repor as energias no pós-treino. Os carboidratos que recomendados são frutas, pães, mandioca e a batata. Esses devem serem consumidos no pré-treino, pois eles fornecem energias de forma mais rápida, auxiliando a manter a disposição e autoestima antes e depois dos exercícios físicos.

Fonte: Portal Metrópoles 

William Gama é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrando em História (UNICAP). Gosta de produzir matérias de diferentes nichos em Mídias e Redes Sociais. Instagram: williamgama.J