Skip links

Conheça os benefícios de andar de bicicleta

Andie Carolina

Com o propósito de se divertir, economizar ou cuidar da saúde. Não importa qual é o seu objetivo ou necessidade, aderir ao ciclismo sempre será uma ótima escolha para melhorar ainda mais a sua qualidade de vida. E o melhor é que você não precisa passar horas em cima da bicicleta para colher os benefícios da prática. Muito pelo contrário. Quando feito da forma correta e regularmente, pedalar por 30 minutinhos já é mais do que o suficiente para que fique explícito o quão benéfica é essa atividade não só para o corpo, mas também para o bolso e o meio-ambiente.

Pedalar diariamente melhora a capacidade cardiorrespiratória e muscular de qualquer pessoa. Isso porque, esse exercício influencia na liberação de hormônios essenciais para o bem funcionamento dos órgãos ligados ao sistema cardiovascular e muscular.

Melhoria na saúde

A pedalada garante que suas pernas e quadris estejam sempre em movimento, que seus músculos sejam trabalhados de forma suave, sem grandes impactos, além de auxiliar na queima de calorias e gorduras. Essa queima de gordura, por sua vez, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim nas artérias e aumenta os níveis das taxas do colesterol bom, além de promover a aceleração do metabolismo, o que também contribui para o emagrecimento e aumento da disposição.

Um outro benefício do ciclismo para a qualidade de vida é a liberação da endorfina e da serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, o que, consequentemente, melhora o bom humor, te ajudando a ter um dia a dia mais feliz. E esse benefício se estende até o momento mais importante da sua noite: a hora de dormir. Afinal, todo mundo sabe que uma boa noite de sono é fundamental para diversos aspectos da vida e causa um impacto direto no desempenho profissional, pessoal e social. Então, ao pedalar, você garante uma noite com mais horas de sono reparador.

Maior Economia

Com a saúde em dia, nada melhor do que também ter mais dinheiro no bolso, não é mesmo? E nisso, escolher a bicicleta como um meio de transporte é uma atitude bastante inteligente, principalmente nos dias atuais. Com a alta do preço dos combustíveis, a magrela se torna a opção mais econômica, por não depender de nada disso para a locomoção. Sem contar que, é muito mais barato a manutenção de uma bicicleta do que a manutenção de um carro, e com ela, você também fica livre dos impostos, como o IPVA, por exemplo.

E, por último, mas não menos importante, com a bicicleta, você também se torna um amigo do meio-ambiente, já que a bike não produz gases poluentes que impactam negatividade a vida no planeta. Se todos ou a maioria dos motoristas trocassem os automóveis pelas bicicletas, poderíamos dar adeus ao efeito estufa, que causa o tão prejudicial aquecimento global.

   

Mas para usufruir dos benefícios do ciclismo, é necessário priorizar, em primeiro lugar, a sua segurança e a segurança dos demais. Já que infelizmente, a irresponsabilidade causa inúmeros acidentes que deixam sequelas ou até mesmo acidente fatais a muitos ciclistas. Para evitar que tragédias aconteçam, é fundamental que os ciclistas estejam conscientes de seus deveres na estrada, como por exemplo, o uso de equipamentos de segurança, como a sinalização noturna e o espelho retrovisor do lado esquerdo.

Em áreas que não exista ciclovia, o ciclista deve fazer o trajeto no sentido dos carros, nas laterais das ruas. Não subir em calçadas e de jeito algum fazer manobras radicais, assim como segurar o guidão como as duas mãos também são obrigações do condutor da bicicleta. Como direito, as bicicletas têm prioridade em relação aos veículos, isto é, o motorista deve conceder passagem ao ciclista. Também é obrigação do motorista reduzir a velocidade para ultrapassar ciclistas, além de manter uma distância mínima de 1,5 metro destes condutores.

Ah, e embora aqui no Brasil o uso de capacetes para ciclistas não seja um item obrigatório por lei, como acontece no caso dos motociclistas, o mais prudente é que você use esse item de segurança ao circular com a sua bicicleta, para garantir um maior cuidado em casos de quedas e acidentes mais graves.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios, deveres e direitos dos ciclistas, aproveite para desbravar este mundo e melhorar a sua qualidade de vida com o auxílio de uma bicicleta!

Andie Carolina é graduada em Publicidade e Propaganda. E, apaixonada por música, séries, televisão e cinema. Instagram: @AndieCarolinaP