Skip links

Decreto de Witzel flebiliza medidas de isolamento

A partir de hoje, as medidas de isolamento social no Estado do Rio de Janeiro estão flexibilizadas. É o que determina o decreto publicado pelo governador Wilson Witzel, na noite do último dia 05 de junho.

De acordo com a medida,  está autorizado o funcionamento de shoppings centers e centros comerciais das 12h às 20h, com público máximo de 50%, além de outras restrições.

Entregadores estão podendo entrar nos shoppings para buscar material para delivery. E alguns estabelecimentos estão adotando o sistema ‘drive-thru’ para atender os clientes.

As medidas anunciadas pelo governador, no entanto, vão de encontro ao plano de retomada gradual iniciado terça-feira pela Prefeitura do Rio, o que deve gerar dúvidas nos comerciantes sobre que norma devem seguir.

No esquema anunciado por Marcelo Crivella estão previstas seis fases de retomada, uma a cada 15 dias. Na capital, segundo o plano da prefeitura, shoppings só poderiam reabrir na segunda etapa, daqui a dez dias.

Apesar de o decreto do governador Witzel ter flexibilizado bastante as regras do isolamento social, cada prefeitura tem autonomia para manter regras mais rígidas nos municípios, explicou o secretário de governo, Cleiton Rodrigues.

A maioria dos shoppings foi pega de surpresa, pois estavam se preparando para a reabertura para a partir do dia 15 deste mês, com treinamento de funcionários, confecção de cartazes explicativos e determinado as medidas sanitárias e de desinfecção dos ambientes e objetos a serem tomadas.