Skip links

Dicas para uma viagem inesquecível

Andie Carolina

Quem não adoraria viver um enredo de série da Netflix, onde a protagonista resolve fazer uma viagem de última hora e tudo acontece de forma absolutamente perfeita? Mas sabemos: a vida real é bem diferente. Portanto, uma viagem (caso não seja por alguma emergência de última hora) precisa ser bem planejada. Não importa se você é daqueles que amam planejar cada passo ou se é do time que prefere deixar tudo ao acaso, quando se trata de viajar para outro cidade, estado ou país, a organização sempre será a melhor escolha não só no sentido da experiência em si, mas também na questão financeira.

Quanto mais planejada e organizada a sua viagem for, maiores são as chances de você dar aquela boa reduzida nos gastos. Duvida? Então, continue lendo esse artigo para conferir não apenas essa, mas outras dicas interessantíssimas para tornar a sua viagem um momento inesquecível e livre de estresse:

Por que você quer viajar?

Eu sei, essa pergunta parece bastante óbvia. Mas a primeira dica é justamente saber com exatidão qual é o objetivo da viagem. Passar um tempo em família? Passar um tempo com os amigos? Passar um tempo sozinho? Você quer apenas um momento de descanso? Ou você quer ir em busca de oportunidades relacionadas aos estudos e trabalho? Saber responder a essas questões é fundamental no momento de racionalizar a respeito de seus gastos.

Por quanto tempo pretende ficar nesse local?

Outra coisa que parece óbvia, mas que muitas vezes, as pessoas esquecem de organizar: quanto tempo a viagem vai durar. É comum pessoas viajarem sem uma data específica para voltar, deixando para resolver esse detalhe de última hora. Tudo bem, não tem nada de errado em estender ou encurtar uma viagem, mas é preciso estar consciente que, ao decidir ficar mais dias, os gastos serão maiores com hospedagem, por exemplo, o que pode causar uma grande dor de cabeça ao voltar para a casa.

Para onde você quer ir?

Esse passo sempre é o mais emocionante! Afinal, quem nunca passou horas sonhando acordado com a viagem para um lugar desejado? Mas aqui também pode ser aberta a porta para grandes chateações, acredite. Então, a dica é: antes de bater o martelo sobre o local da sua viagem, tenha certeza que você realmente conseguirá se adaptar ao local. Tem coisas que são maravilhosas apenas na prática. Quando vivenciamos a teoria, percebemos que não era como imaginávamos. Procure entender alguns pontos sobre a cultura, o clima, se existem algumas regras e restrições para turistas. Evite ser pego de surpresa e tornar a sua viagem um momento de puro estresse. Na hora de escolher o local de destino, não jogue apenas com a emoção, procure também trabalhar com a razão.

Qual será o seu roteiro?

Outra parte bastante empolgante de qualquer viagem: conhecer os pontos turísticos do local escolhido. Mas muitas pessoas deixam de viver momentos prazerosos durante suas viagens justamente porque não tiveram o cuidado de programar absolutamente nenhum passeio. Após escolher o lugar das férias ou daquele final de semana fora de casa, que tal dar uma pesquisada sobre as atividades que o local oferece, os horários de funcionamento e claro, os preços? Quem sabe até não rola uma promoçãozinha para quem é visitante? Não custa nada tentar!

Qual será o meio de chegar ao destino?

De carro? De ônibus? De avião? Com a ajuda de uma agência de viagens? A forma como você pretende chegar ao seu destino diz muito sobre o quão estressante ou não a sua viagem será. Se você for de carro, não se esqueça da importância de fazer uma revisão geral no automóvel e manter toda documentação em dia. Afinal, você não quer ser parado em uma blitz e ter problemas com a lei, não é? Ademais, certifique-se, que se tratando de viagens longas, caso você seja o motorista, é essencial parar para descansar. Nada de dirigir de com sono. Isso é muito perigoso! Caso sua escolha seja viajar de avião ou de carro, tente comprar as passagens com antecedência ou usando milhas, para garantir o melhor custo-benefício. E se sua viagem for apoiada por uma agência especializada, certifique-se de escolher aquela que melhor se encaixe nas suas expectativas e necessidades!

Mas, o mais importante é: divirta-se! Não importa se é uma viagem a passeio, a estudos ou a trabalho, sozinho ou acompanhado, o mais importante é tornar a experiência o mais divertida e enriquecedora quanto possível! Ah, e não se esqueça que antes de qualquer viagem, sobretudo para fora do país, é muito importante certificar-se de estar com a carteira de vacinação em dia e seguir os protocolos de segurança ainda exigidos em muitos lugares do Brasil e do mundo.

            A sua saúde agradece!