Skip links

Elevador Lacerda completa 147 anos nesta terça-feira

Equipamento é considerado patrimônio histórico nacional

Thais Paim

No dia de Nossa Senhora da Conceição, o primeiro elevador que serviu de transporte público no mundo e um dos cartões-postais mais populares do Brasil, o Elevador Lacerda, completa 147 anos nesta terça-feira (8).

Símbolo de Salvador e com capacidade para transportar 900 mil passageiros por mês, o equipamento já foi considerado o mais alto elevador urbano do mundo e, em condições normais (sem restrições de uso), tem capacidade para transportar cerca de 28 mil pessoas por dia.

Devido à pandemia do novo coronavírus, entre março e agosto deste ano, o meio de transporte ficou fechado. Em agosto, voltou a funcionar com 30% da capacidade.

História por trás desse patrimônio histórico

Localizado próximo à sede da Prefeitura de Salvador, o empreendimento foi criado para solucionar um problema de desnível existente na cidade. No início do Século 17, o único recurso para transportar cargas entre as chamadas “Cidade Alta” e “Cidade baixa”, em Salvador, era o uso de guindaste.

A locomoção era difícil e as pessoas se deslocavam em longas escadarias e ladeiras íngremes. Depois da fundação, além de um meio de transporte, o elevador se tornou um cartão postal e atração turística. Dos seus 72 metros de altura, é possível avistar a Baía de Todos-os-Santos e o Mercado Modelo.

O elevador já passou por várias reformas até chegar ao modelo atual. A primeira delas foi feita em 1906, aproximadamente 33 anos depois da inauguração, quando começou a funcionar movido à eletricidade e teve a base alargada. Uma segunda torre e mais duas cabines foram acrescentadas em 1930.

Atualidade

Dada a sua importância e destaque na capital, o Elevador Lacerda também é utilizado para chamar atenção para campanhas sociais.  

Este ano, voltando ao funcionamento depois das restrições da pandemia, o equipamento precisou passar por mais intervenções para implantação de climatização e estabelecimento de protocolos de segurança para ser utilizado pelos cidadãos.

O seu funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados das 8h às 22h. Aos domingos, permanece aberto ao público das 8h às 15h. A tarifa custa R$ 0,15.