Skip links

Está solteiro e quer encontrar uma amor? Não se preocupe, o dia de Santo Antônio está chegando

O santo é conhecido como o “casamenteiro” da Igreja Católica. Entenda o porquê.

Vida e vocação

Fernando Antônio de Bulhões, o nome completo de um dos santos mais famosos da igreja católica, Santo Antônio, nasceu em Lisboa no ano de 1195. Um jovem tímido que nasceu de família nobre, era o único filho de Martinho de Bulhões, oficial do exército de Dom Afonso e de Tereza Taveira.

Entrou para o monastério aos 19 anos de idade, contra a vontade da família, era um jovem que gostava muito de estudar viajou por toda a Europa e ajudou a consolidar a ordem dos franciscanos.

 Lendas e tradições

Uma das coisas que mais chamam a atenção, é que no documento que serviu para justificar a canonização do santo reuniu 53 milagres atribuídos à sua intercessão, porém nenhum deles estava relacionado a casamentos. Porém, na biografia do santo, apresenta duas histórias que justificam a fama de santo casamenteiro. Ele foi um forte opositor ao casamento arranjado por interesse e um outro fator diz que num ato de ousadia, o franciscano teria desviado doações destinadas à igreja para ajudar uma jovem a conseguir o dinheiro necessário para o dote de seu casamento.

Também há uma terceira história, porém, sem nenhuma confirmação, diz que uma jovem sem dinheiro para casar, pois na época a moça deveria pagar o seu dote, rezava numa estatua de Santo Antônio e a mesma lhe deu um bilhete dizendo para procurar um comerciante da cidade que lhe daria, em moedas de prata, o peso do papel.

Atualmente, a festa em homenagem a santo Antônio é no dia 13 de junho, data no qual o mesmo faleceu.

Crença popular

Algumas pessoas mais idosas costumam dizer que comer o bolo da festa de Santo Antônio, faz a pessoa encontrar um amor e se casar. Dizem também que se você colocar o nome da pessoa amada na imagem do santo, ela se apaixonará por você. Ou ainda tem pessoas que são mais radicais e afundam a imagem do franciscano num copo d’água e só tira depois que a pessoa amada chegar. E você? Já fez alguma?