Skip links

Estudo comprova que caminhar após as refeições contribui para manter um organismo saudável

Recentemente, pesquisas científicas comprovam que caminhar após as refeições, é uma das melhores opções para quem deseja ter sua saúde em dias.

William Gama

O hábito de caminhar traz muitos benefícios a saúde, pois é uma das atividades físicas mais simples de ser realizada. Os efeitos positivos desse exercício, são compartilhados por muitos anos e não é nenhuma novidade. Os conhecimentos que são transmitidos pelas pessoas de geração a geração e são despertados através de especialistas da área, para que as pessoas passem a praticar e a ter esse robe como parte do seu cotidiano. Essa rotina, traz uma sensação de bem-estar físico e mental, pois estimula a endorfina, que é um hormônio que produz essa sensação. 

A endorfina é uma analgésico natural, que ajuda ao combate da ansiedade, estresse e até dores no corpo. Essa estimula também a circulação sanguínea, entre as artérias e veias.  Por isso, a caminhada é algo prazeroso, quando exercitada com o único objetivo de manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Os médicos também recomendam, que logo após as refeições, as pessoas possam realizar uma simples caminhada de apenas dois minutos, pois esse costume trará diversos benefícios aqueles que assim o praticam. 

Recentemente, pesquisas cientificas comprovam, que caminhar após as refeições, é uma das melhores opções para quem deseja ter sua saúde em dias. Através da revista cientifica Sports Medicine, os pesquisadores divulgam que pelos 15 minutos diários após as refeições, poderá reduzir os níveis de açúcar do sangue e preveni doenças consideradas metabólicas e crônicas como a diabetes.

Consulte um especialista antes de iniciar uma atividade física

Quem não tem tempo ou não podem caminhar dentro desse tempo, pelo menos os dois minutos já reduz e modera as taxas e os níveis do sangue. Esses dois minutinhos diariamente, fará uma grande diferença no organismo.

Os especialistas também alertam, que ao adquirir a esse tipo de atividade física, as pessoas que possuem algum tipo de comorbidade, deverá consultar um cardiologista, pois ele irá solicitar exames específicos para identificar se existe no organismo desses pacientes, algum tipo de impedimento para que eles possam exercer a essa prática esportiva. 

Outro ponto destacado pelos profissionais da saúde, é que os locais que serão escolhidos para realizarem a atividade, devem ser um ambiente agradável e propicio a esse tipo de treino. 

Praças, campos de futebol, pistas de cooper, são os principais lugares mais apropriados para caminhar. Outra dica que eles recomendam, é que as pessoas escolham roupas levem especificas, um tênis apropriado que sejam confortáveis aos pés, para que ao pisar não passe a prejudicar o andamento dos passos realizados, e que devem ser no mesmo ritmo e velocidade das passadas.

A revista também traz a informação que os transeuntes devem prestar a atenção em sua postura, para que não possa prejudicar a sua coluna vertebral. Caminhar e não prestar a atenção a postura, poderá fazer com que o benefício da caminhada não seja 100% aproveitada pelo praticante.

O Personal trainer e professores de educação física e demais profissionais da saúde que são especialistas no assunto, poderão darem mais informações, orientações e dicas para ter uma prática de caminhada saudável.  

Fonte: Portal Metropóles

William Gama é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Mestrando em História (UNICAP). Gosta de produzir matérias de diferentes nichos em Mídias e Redes Sociais. Instagram: williamgama.J