Skip links

Eustáquio é condenado a pagar multa de R$15 mil a Boulos

O blogueiro que está preso por envolvimento em crimes contra a democracia, agora foi condenado por divulgação de Fake News

André Lucas

O blogueiro Eustáquio foi condenado a pagar uma multa de RS 15 mil por divulgar notícias falsas contra o político Guilherme Boulos.  A defesa ainda pode recorrer. O juiz do caso afirmou que o influenciador Oswaldo Eustáquio usou  sua liberdade de expressão para atacar o político com divulgações de notícias que não coincidem com a verdade.  

O caso foi julgado pelo juiz eleitoral, Migliano Neto. A decisão foi publicada na última quarta dia 23 de dezembro. 

“Verifica-se que se trata de divulgação de Fake News capaz de causar irreparáveis danos à honra do então candidato Boulos perante o eleitorado paulistano”

A defesa do acusado entrou com um pedido de anulação da multa, alegando que o vídeo foi divulgado pelo Oswaldo Eustáquio no dia 11 de novembro, onde ele afirmava que Boulos usava empresas fantasmas para  produzir materiais áudio visuais para a campanha eleitoral, traz informações verdadeiras sobre o caso e por tanto não pode ser considerado Fake News. 

No documento a defesa explica que as pessoas que foram procuradas pelo jornalista confirmam que as empresas não existiam conforme os dados da receita federal, com isso a classificação do caso como Fake News não se aplica. Além de pedir revisão da multa a defesa tambem pede que o vídeo seja divulgado para provar a inocência de Eustáquio, o vídeo foi retirado do ar por determinação da justiça. 

Eustáquio também estar envolvido em crime contra a democracia

Além de crime relacionado a fake News o blogueiro também estar sendo investigado pela operação Lume, inquérito que apura a promoção de atos antidemocráticos favoráveis ao fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), Eustáquio é um dos influenciadores que integra o núcleo duro da base de apoio ao presidente Jair Bolsonaro na web. Ele estava sendo monitorado devido ao risco de tentar fugir do país. Nas redes sociais — há ainda um canal com 315 mil inscritos no Facebook e uma página com 9,4 mil seguidores no Facebook, pouco ativa. Caso que terminou com o ministro Alexandre determinando a prisão preventiva do blogueiro, decisão acatada pela polícia federal, o blogueiro estar preso 18 de novembro.

Perguntaram ao Oswaldo se ele é a favor de intervenção militar, o blogueiro negou e disse ser a favor de intervenção popular, onde o povo que se fosse acionado quando algo fosse votado, e assim, pessoas que realmente querem mudar a história do país seriam ouvidas dentro do parlamento. 

O acidente na prisão, e o boato de que Eustáquio estar paraplégico  

Na última segunda feira, dia 21 de dezembro, Oswaldo foi  hospitalizado após sofrer um acidente na prisão. O acidente ocorreu quando Oswaldo subiu no vaso sanitário para concertar o chuveiro, foi quando escorregou e caiu batendo a coluna no chão. O blogueiro fraturou a vértebra e faz tratamento médico com uma especialista em coluna. Um boato de que o blogueiro estava paraplégico após o acidente rodou com muita intensidade nas redes sociais , testos e imagens de laudos circulam nas redes sociais dês da notícia do acidente, os posts ainda culpam o Ministro Alexandre De Moraes. O Carvalho News (CN) tem um compromisso com a verdade e esclarece que é Falso que o blogueiro esteja paraplégico.