
Ex-CEO das Lojas Americanas recebe Habeas Corpus em Madrid
Tiene Almeida
Miguel Gutierrez, que tinha sido preso na última sexta-feira (28) na Espanha, foi colocado em liberdade. Gutierrez foi preso devido a ima operação da Polícia Federal e chegou a entrar na lista de procurados da Interpol.
A defesa do empresário, informou que “ele se encontra em sua residência em Madri, na Espanha, no mesmo endereço comunicado desde 2023 às autoridades espanholas e brasileiras, onde sempre esteve à disposição dos diversos órgãos interessados nas investigações em curso”.
Miguel havia se apresentado as autoridades espontaneamente com o objetivo de prestar os esclarecimentos necessários. O executivo é investigado como um dos responsáveis pela fraude contábil de R$ 25,3 bilhões na Americanas.
De acordo com a CNN: “A defesa reitera ainda que “Miguel jamais participou ou teve conhecimento de qualquer fraude e que vem colaborando com as autoridades, prestando os esclarecimentos devidos nos foros próprios, manifestando uma vez mais sua absoluta confiança nas autoridades brasileiras e internacionais”.
Após passar por uma audiência de custódia e ter o habeas Corpus concedido, Miguel Gutierrez terá de cumprir uma série de obrigações com a Justiça espanhola, como comparecer em juízo a cada duas semanas, teve que entregar o seu passaporte às autoridades e não poderá deixar a Espanha.