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Fabrica de Açaí triplica a produção durante o verão quente do Rio

Anderson Ramos

Para combater os dias quentes, os cariocas contam com um atrativo a mais: o açaí. A iguaria, que veio da Região Norte do Brasil, conquistou o paladar e o coração dos fluminenses.

De acordo com o empresário Fabio Vaz, conhecido como O Rei do Açai, a estação é boa para quem consome e, melhor ainda para aqueles que comercializam a deliciosa polpa, já que nos três meses mais quentes do ano a produção aumentou muito. “Açaí é uma unanimidade e vende o ano inteiro, mas nesse verão, é incontestável o aumento do consumo. Para ter uma ideia, a expectativa este ano seria dobrar o que se vendeu no verão passado. Ou seja, estimamos algo em torno de duas mil caixas ao dia, o que significa 60 mil caixas mês”, explica.

O ‘Rei do Açaí’, como também é conhecido, nunca imaginou que, em 2007, ao perder o emprego de supervisor de vendas em uma multinacional, onde desfrutava de um bom salário e muitos benefícios, teria sua vida completamente transformada. E tudo aconteceu ao alugar uma ‘barraca’ em uma galeria do Mercadão e investir sua única reserva (R$500,00), em um produto que estava virando ‘febre’ e começava a dominar o mercado: O AÇAÍ.

De executivo, ele passou a camelô e, em 2009, já era um sucesso em vendas. “Naquela ocasião eu poderia estar desmotivado, triste, mas, ao contrário de muitas pessoas, não esmoreci, pelo contrário, ao lado de minha esposa, me dediquei e busquei forças em minhas experiências comerciais para avançar”, diz ele que inovou, desenvolveu ‘copos saborosos’, novas receitas e sabores, sendo o primeiro a vender açaí com chantilly, por exemplo. “Meu produto era tão diferenciado que formavam filas para comprar”, conta.

Hoje, passados exatos 15 anos, já são duas fábricas e a terceira sendo estruturada. E, de acordo com Vaz, a ideia é ter 6 fábricas até 2030. Todas com uma produção robusta, maquinários de última geração e larga capacidade de fabricação.

De acordo com Fábio Vaz, a história não acaba aqui, dezenas de empregos diretos e centenas de empreendedores que fazem fila para comprar o produto que tem o melhor preço do RJ.