Skip links

Falhas levaram à queda de helicóptero com Boechat

“Várias falhas de manutenção levaram à queda do helicóptero que vitimou o jornalista Ricardo Boechat, em fevereiro de 2019”. É o que afirma um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB. O acidente  também vitimou o piloto da aeronave Ronaldo Quattrucci.

De acordo com a Cenipa, as atitudes do piloto, que também era dono do helicóptero, contribuíram para a tragédia. O relatório aponta que Quattrucci não verificou o funcionamento dos instrumentos de bordo antes da decolagem e tomou decisões erradas durante o voo.

O relatório destaca, sobretudo, falhas no compressor da aeronave, que estava com peças vencidas. Desde 1988, não houve qualquer atualização ou troca completa do equipamento. O tubo de distribuição do óleo também não foi trocado conforme o calendário previsto.

Além disso, a investigação identificou o desgaste anormal de algumas peças. Por isso, houve sobrecarga da aeronave e o rompimento do eixo de ligação do rotor da cauda na hora da queda.

Contudo, o piloto obteve a aprovação técnica pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em agosto de 2017. Entretanto, tanto o profissional quanto o helicóptero não tinham autorização para realizar voos de táxi aéreo sob pagamento.