Skip links

Festa da Lavadeira retorna para a Reserva do Paiva em 2019

A Festa da Lavadeira surgiu em 1987 e, posteriormente, foi decretada por lei como patrimônio imaterial do povo pernambucano. Hoje, a tradicional festa que há 30 anos é realizada na Reserva do Paiva, no município do Cabo de Santo Agostinho, vem tornar público, que o Ministério Público de Pernambuco, por meio de audiência realizada no último dia 12 de abril de 2018, decidiu acabar com a realização da Festa Profana da Lavadeira, permitindo que, a partir de 2019, volte a ser realizada, apenas, a Festa Religiosa durante todo 1º de maio.

festa da lavadeira 2
Festa da Lavadeira de 2014 Foto: divulgação

“A essência da Festa da Lavadeira é religiosa, então, a organização da festa fica contente em saber que a partir do ano que vem, apesar das restrições do TAC de 2011, a Festa da Lavadeira retorna para a Reserva do Paiva. Acreditamos na sua 32ª edição que se realiza, inclusive, com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e do Ministério Público de Pernambuco, uma grande vitória para todos nós”, destacou o fundador da Festa da Lavadeira, Eduardo Melo.

 Em dezembro de 2010, uma lei do município do Cabo de Santo Agostinho impediu a realização da Festa da Lavadeira na Reserva do Paiva, no Litoral Sul, alegando que havia transformado a área em zona especial de turismo, lazer e moradia, o que impediria a instalação de estruturas como barracas e arquibancadas na área, além de proibir a instalação de palanques, som ou a comercialização de bebidas alcoólicas.

 em 2011, a Festa da Lavadeira foi dividida em Religiosa e Profana, por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) durante audiência pública realizada no Ministério Público de Pernambuco.