Skip links

Festa da Penha terá eventos com número reduzido de pessoas e formato virtual em 2021

Tema da festa e imagem lúdica de Nossa Senhora para o evento também foram apresentados nesta sexta-feira (11)

Júlia Vitória

Com um formato híbrido a Festa da Penha (ES) do ano que vem será presencial com a capacidade de pessoas reduzidas e também virtualmente. Esse ano a Festa da Penha foi totalmente virtual, devido a Pandemia do novo coronavírus. A terceira maior festa mariana do Brasil, precisou ser totalmente online. Contudo surpreendeu os devotos de Nossa Senhora das Alegrias que puderam acompanhar o evento de casa e em segurança. 

Mas não para por aí, mais uma vez o evento será adaptado às condições do momento, nesta sexta feira dia onze de dezembro foi anunciado o tema e a imagem lúdica de Nossa senhora,  para a festa que ocorrerá ano que vem. A próxima edição  da festa acontecerá entre os dias quatro e doze de abril de dois mil e vinte e um, o evento continuará mantendo os cuidados por causa da pandemia, contudo será parcialmente presencial de acordo com a avaliação das autoridades, mas também será mantida a forma virtual e interativa que começou este ano. 

Segundo o Frei Paulo Roberto, guardião do convento falou que os tempos atuais não favorecem um planejamento antecipado de algum evento, contudo não se pode descuidar da organização necessária da maior festa religiosa do espírito santo e a terceira maior do Brasil. Por isso hoje houve uma reunião virtual, para anunciar os primeiros passos para o evento. O frei também falou que entre as atividades virtuais será mantida o programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com entrevistas e notícias em um formato inovador, Oração do terço e a consagração a Nossa Senhora também serão realizados todos os dias assim como as transmissões das missas.

Já as atividades presenciais, como o primeiro dia do oitavário e o encerramento da festa acontecerá com o controle de público, conforme as orientações do governo, mas todas as programações inclusive as presenciais serão transmitidas. 

A imagem lúdica de Nossa Senhora da Penha, foi elaborada para está nas peças de comunicação ligadas a festa com uma finalidade de criar empatia no público especialmente nos mais jovens.  O tema da festa em dois mil e vinte e um será “Vosso olhar a nós Volvei”, em referência ao canto de devoção a Nossa Senhora  e o poder do olhar misericordioso de Maria sobre o vosso povo . Segundo o Frei Paulo o tema faz referência com o que está acontecendo no momento em que se deve renovar os votos de fé. Para que Nossa Senhora interceda por cada um, mas que também tem outro significado deste período de pandemia.

Em tempos de pandemia onde os rostos estão tapados por uma máscara, o olhar se torna especial, pois eles são o espelho da alma. E como não se pode ver um sorriso por exemplo o olhar faz diferença pois neles pode se encontrar o que procura.  Para o Frei, os olhos São um caminho para o encontro e um adeus para a invisibilidade, criando uma aproximação com as pessoas.”O olhar de Nossa Senhora em seus diversos ensinamentos também estará presente nos temas escolhidos para o Oitavário durante os dias de homenagem à Padroeira”, afirma o Frei 

Este ano, a festa completou 450 anos e se tornou o maior evento religioso do Espírito Santo e uma das maiores festas do país trazendo devotos de todos os lugares.