Skip links

Governador Rui Costa visita Itapé

Visita do governador2

A população de Itapé teve um sábado, dia 2 de abril, de grandes emoções. A cidade recebeu a visita do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa. O evento teve a participação de vários prefeitos de cidades vizinhas como, por exemplo, Claudevane Leite de Itabuna, Jaqueline Mota de Barro Preto e Lenildo Alves Santana de Ibicaraí. Os deputados estaduais Angela Souza e Rosemberg Pinto e o deputado federal Davidson Magalhães, entre outras lideranças.

A primeira parada do tour por Itapé foi ao canteiro de obras da Barragem do Rio Colônia, que ao ser concluída, beneficiará cerca de 350 mil moradores da região. Em seguida, Costa se dirigiu para o Estádio Osvaldo Ferreira. Ao descer do helicóptero no local demonstrou simpatia e muita disposição e, acompanhado do prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão) e do vice-prefeito, Naeliton Rosa Pinto, distribuiu cumprimentos e posou para inúmeras fotos com os presentes que o aguardavam ansiosamente.

Em seguida, o politico seguiu para a quadra poliesportiva, que foi totalmente modernizada com recursos próprios do município. No trajeto para o Centro de Saúde, Rui Costa, Pedrão e Naeliton Rosa foram acompanhados por uma multidão. Muitos aproveitaram a oportunidade para parabenizá-los por suas respectivas gestões. No Centro de Saúde, sempre acompanhado pelos políticos, o governador inaugurou as instalações e também pode conhecer o  carro (Pálio zero km) adquirido pela prefeitura para compor a frota auxiliar da Saúde Municipal.

A última parada do cortejo foi no Disep, que reforçará o policiamento e ampliar a segurança dos moradores do sul da Bahia. A nova unidade une as ações das polícias Civil e Militar em única estrutura com delegacia e destacamento da PM.

O Distrito será administrado pelo subtenente Carlos Magno e o delegado titular de Homicídios de Itabuna, Marlus Barbosa Lima, que já responde cumulativamente pela Delegacia Territorial de Itapé. Para o governador Rui Costa, em tempos economicamente mais difíceis tem que haver muito esforço do poder público para continuar fazendo investimentos e o estado crescer.

Segundo o secretário Maurício Barbosa, que agradeceu o apoio da prefeitura do município e dos gestores, o Disep de Itapé é a sétima unidade inaugurada das 32 previstas para serem instaladas no estado. “Esses homens e mulheres das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica fazem o esforço de dar a vida pela segurança do povo baiano todos os dias, e merecem o nosso apoio e nossos aplausos”.

Durante o seu discurso, o deputado Federal, Davidson Magalhães lamentou a atual situação política do país, destacando como exemplo positivo a postura política e ética do vice-prefeito Naeliton. “Vice constrói e não tenta dar golpe. Vice não atrapalha governo, o que acontece em Itapé serve de exemplo para o resto do país”, garante Magalhães, acrescentando “Temos certeza que, futuramente, o vice-prefeito Naeliton Rosa Pinto será um grande prefeito para Itapé. Isso que é exemplo de homem e gestor, onde, mesmo diante das dificuldades, mostrou competência e soube buscar soluções junto com o prefeito Pedrão” afirmou.

IMG-20160402-WA0043

Discursando, o prefeito Pedrão agradeceu a presença e o apoio do governador, destacando que os problemas financeiros enfrentados pelo município, causados pela baixa arrecadação dos últimos anos, refletem nas principais demandas da cidade. Ele também destacou as constantes conquistas como, por exemplo, a aquisição de patrulha mecânica, como uma caçamba, Patrol e uma retroescavadeira adquiridas em 2014, além das obras já inauguradas (a Policlínica Médica e o PSF Clarismundo Bispo).

“Quero dizer governador, que já encaminhamos um ofício junto ao estado para a solicitação da pavimentação de mais uma rua onde já realizamos dois calçamentos. Ontem o município recebeu mais R$ 105 mil para mais duas ruas, faltando apenas uma. Além disso, governador, ainda não temos um mercado municipal, onde recentemente gastamos cerca de 30 mil reais com o local. Mas ainda precisamos abrigar os feirantes em geral e por isso peço a ajuda da vossa excelência. E para concluir, governador, entregamos em 2014 ao Josias Gomes, Secretaria de Relações Institucionais, a principal reivindicação que é a pavimentação asfáltica (Itapé – Entroncamento) de apenas 3,8 KM onde os moradores fazem caminhada a pé e no projeto, já pronto, também pedimos que o senhor autorize uma parte que permita as pessoas andarem” concluiu recebendo aplausos.

Rui Costa garantiu que outras obras já estão em andamento. “Quero parabenizar o município… É preciso compromisso com a educação, com a saúde, com a segurança das pessoas. Trabalhamos noite e dia para garantir uma vida melhor para os moradores”, disse o governador. Na ocasião, ele informou que autorizou a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para executar o calçamento da cidade e melhorar o acesso a algumas ruas de Itapé.

O governador destacou outras obras conquistadas por Pedrão, e que já tiveram seus serviços iniciados, a exemplo da escola com seis salas de aula e uma creche pró-infância que custará R$ 1.800,000, 00 (Um milhão e oitocentos mil reais) onde ambas estão sendo construídas ao lado do Disep, bairro Luís Viana (Estado), e aproveitou também para anunciar novos investimentos a pedido do prefeito: “Desde já informo ao prefeito Pedrão que já vamos autorizar todo o calçamento que liga a nova unidade de segurança e as escolas” afirmou o governador arrancando aplausos do público. (Fotos: Alex de Souza, Eliudes Miranda e Marcelo Carvalho).